qua, 23 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

TCE/RS promove cursos de capacitação

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), através da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) promove dois cursos de capacitação para a atuação de profissionais da área pública. As atividades são gratuitas, autoinstrucionais com carga de 20 horas. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre temas fundamentais relacionados à educação antirracista e dos direitos humanos.

De acordo com o ouvidor do TCE-RS e vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, a intenção é ajudar na efetivação de direitos previstos na Constituição. “A Atricon tem procurado fortalecer a atuação do Sistema Tribunais de Contas do Brasil em prol da efetivação dos direitos fundamentais lançados na Constituição brasileira de 1988”, acrescentou.

Entre os cursos oferecidos, o primeiro voltado ao público interno e externo (https://ead.tce.rs.gov.br/moodle/course/view.php?id=446). Trata da fiscalização da aplicação do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que aborda a obrigatoriedade de ensino da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos das escolas públicas e privadas.

O segundo, chamado de “TCE do Futuro”, destina-se a debater como as normas constitucionais e convencionais devem orientar as ações do Estado e servidores, com ênfase na atuação de auditores/as (público interno – https://ead.tce.rs.gov.br/moodle/course/view.php?id=479) em conformidade com os princípios dos direitos humanos.

Com essas iniciativas, o Tribunal de Contas do RS reafirma o compromisso com a promoção da educação de qualidade, além do fortalecimento da cidadania e a atuação ética e inclusiva nos órgãos de fiscalização pública.

Para mais informações sobre inscrição e detalhes dos cursos, acesse o portal da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC

NOTA À IMPRENSA: Líder da Oposição repudia esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios do INSS

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), repudiou nesta quarta-feira (23) um dos maiores escândalos já registrados na Previdência Social brasileira. A acusação envolve descontos indevidos realizados diretamente na folha de pagamento de beneficiários do INSS, por parte de supostas associações e entidades que operam sem autorização legal. Zucco destacou que, com a ampla repercussão