O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a exigir prova de vida no ano de 2025, para a manutenção do pagamento de benefícios deste ano.
O MPS (Ministério da Previdência Social) retorna a obrigatoriedade do serviço após expirar a portaria que previa a não suspensão ou bloqueio do beneficiário até o dia 31 de dezembro de 2024.
A prova de vida é realizada anualmente pelo INSS, para comprovar que o beneficiário está vivo, através de uma consulta de dados cruzados de outros órgãos públicos federais.
Novas regras para 2025;
- O prazo será estendido: o beneficiário terá até 10 meses após a data do último aniversário para realizar a prova de vida registrada em bases de dados públicos.
- Notificação Antecipada: O INSS irá notificar os beneficiários que não tiverem dados atualizados na base de dados.
- Automatização Prioritária: o INSS irá priorizar dados atualizados como carteira de vacinação e uso de serviços públicos.
A prova de vida poderá ser realizada de forma presencial em instituições bancárias ou no site Oficial do GOV.BR, além disso, o beneficiário poderá acessar o aplicativo MEU INSS ou realizar contato com a Central de Atendimento telefônico 135 para fazer a consulta da data da última confirmação de vida feita pelo INSS.