Na manhã da quinta (09), o Secretário Municipal de Agricultura Edu Gutebier concedeu uma entrevista para o “Jornal de Manhã”, da rádio RCC FM, para atualizar a situação das pontes na zona rural em Sant’Ana do Livramento. Ele comentou sobre o acidente envolvendo um caminhão de uma empresa terceirizada na ponte da Capivara, na região do Cerro dos Munhoz.
O secretário contou que existia um desvio na lateral da ponte, porém este desvio não estava sinalizado.
Segundo Edu, as equipes da SMAPA foram acionadas na manhã de quinta-feira, para realizar a devida manutenção no local. Ele afirmou que existem 23 pontes de madeira no município, e que as manutenções são realizadas de 4 a 6 meses. Gutebier definiu o prazo de 30 dias para que, a ponte que cedeu, seja reformada.
Após ser questionado sobre a segurança das demais pontes, o secretário afirmou que 90% delas têm risco, pois não há mão de obra e matéria-prima suficiente para dar conta da demanda. “As vigas de madeira das pontes são de grande porte e não temos matéria-prima disponível para isso”, disse.
O secretário reconheceu que foi um erro da Prefeitura não sinalizar corretamente o local onde aconteceu o fato, e afirmou que a prefeita está aguardando verbas para fazer novas pontes, mas ainda sem prazo certo.
Durante a entrevista, ouvintes da RCC FM questionaram as condições da ponte da barragem do Cerro dos Munhoz, alegando que existem riscos. O secretário em resposta diz que já foi realizada a avaliação do local e até quarta da próxima semana serão realizados ajustes na ponte.
Santa Casa de Livramento realiza campanha “DIA D” de doação de sangue
O hospital realizará a ação no próximo dia 15 de janeiro