sáb, 26 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Secretário afirma que em 30 dias haverá uma nova ponte no local do acidente

Na tarde de quarta-feira (08), um caminhão capotou após cair da ponte da Capivara
O secretário Municipal de Agricultura, Edu Gutebier. (Foto: Arquivo/AP)

Na manhã da quinta (09), o Secretário Municipal de Agricultura Edu Gutebier concedeu uma entrevista para o “Jornal de Manhã”, da rádio RCC FM, para atualizar a situação das pontes na zona rural em Sant’Ana do Livramento. Ele comentou sobre o acidente envolvendo um caminhão de uma empresa terceirizada na ponte da Capivara, na região do Cerro dos Munhoz.
O secretário contou que existia um desvio na lateral da ponte, porém este desvio não estava sinalizado.
Segundo Edu, as equipes da SMAPA foram acionadas na manhã de quinta-feira, para realizar a devida manutenção no local. Ele afirmou que existem 23 pontes de madeira no município, e que as manutenções são realizadas de 4 a 6 meses. Gutebier definiu o prazo de 30 dias para que, a ponte que cedeu, seja reformada.
Após ser questionado sobre a segurança das demais pontes, o secretário afirmou que 90% delas têm risco, pois não há mão de obra e matéria-prima suficiente para dar conta da demanda. “As vigas de madeira das pontes são de grande porte e não temos matéria-prima disponível para isso”, disse.
O secretário reconheceu que foi um erro da Prefeitura não sinalizar corretamente o local onde aconteceu o fato, e afirmou que a prefeita está aguardando verbas para fazer novas pontes, mas ainda sem prazo certo.
Durante a entrevista, ouvintes da RCC FM questionaram as condições da ponte da barragem do Cerro dos Munhoz, alegando que existem riscos. O secretário em resposta diz que já foi realizada a avaliação do local e até quarta da próxima semana serão realizados ajustes na ponte.

Punição exemplar para dar um basta à violência contra as mulheres

Por Patrícia Alba Se a punição severa é a única maneira de frear os crimes contra as mulheres, quando se trata de uma autoridade, como o primeiro mandatário de uma grande cidade como Viamão, a sociedade saúda e aplaude a decisão da Justiça. O prefeito Rafael Bortoletti foi condenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da

Nota à Imprensa — Prisão Fernando Collor

A prisão do ex-presidente Fernando Collor, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, representa uma decisão correta e justa no âmbito do devido processo legal e da punição de agentes públicos envolvidos em corrupção. Trata-se de um desfecho que respeitou todos os trâmites jurídicos e garantias constitucionais: foram observados os prazos processuais, assegurado o pleno direito de defesa e seguidas as etapas