A Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento prendeu, em flagrante, um homem de 47 anos, acusado de manter sua companheira e dois filhos em cárcere privado. A prisão ocorreu após investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Civil local, que também resultaram na apreensão de oito armas de fogo e cerca de 500 munições de uso permitido e restrito.
A vítima, que estava em união estável com o agressor há 14 anos, não mantinha contato com seus familiares desde 2018, quando passou a ser monitorada constantemente pelo companheiro. Usando um aplicativo desconhecido pelo indivíduo, ela conseguiu estabelecer contato com sua irmã, que com o auxílio de uma advogada, pediu ajuda.
A denúncia foi formalizada e a polícia rapidamente se mobilizou para verificar a situação. “Foi uma situação muito delicada”, relatou a delegada Giovana Muller. Segundo a delegada, a vítima aceitou a situação devido aos filhos, mas não suportava mais viver sob o controle absoluto do agressor, sem poder sair de casa. Além disso, os filhos do casal frequentavam a escola, mas não tinham interação social fora do ambiente escolar, sendo mantidos isolados, sem jamais participarem de eventos como festas de aniversário.
O agressor responderá pelos crimes de cárcere privado e posse ilegal de arma de uso restrito. Agora, cabe ao juiz decidir sobre a possibilidade de liberdade provisória.
Mulheres que sofrem violência podem denunciar através do 197.