seg, 6 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Notícias do dia por Germano Rigotto

Foto: Cedida

Resumo de segunda-feira – 06/01/2025

Edição de Chico Bruno

Manchetes dos jornais

Valor Econômico – Aumento forte dos juros deverá acelerar reestruturação de empresas endividadas

O ESTADO DE S.PAULO – Avaliação de que Bolsonaro influiu no 8 de Janeiro sobe entre seus eleitores e cai nos de Lula

O GLOBO – Um ano após pacto em saúde, país tem 2.762 obras paradas

FOLHA DE S.PAULO – 75% dos casos na PF de desmate e queimada ficam sem responsáveos

CORREIO BRAZILIENSE – Servidores abrem 2025 com reajuste e reestruturação

Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes

Valor Data – As empresas com maior pressão sobre o custo da dívida deverão sofrer os efeitos do novo ciclo de aumento dos juros já nos primeiros meses de 2025. Nesse quadro adverso, os pedidos de reestruturação das companhias tendem a aumentar, incluindo os de recuperação judicial, que já se encontram em nível recorde. Considerando as 100 maiores empresas em receita, a grande maioria de capital aberto, 23 estão com o índice de alavancagem, medido pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), acima de 3 vezes, um número considerado elevado. Destas 23, 11 tiveram alta desse indicador no terceiro trimestre de 2024 na comparação com o mesmo período do 2023. O levantamento é do Valor Data.

O mito – A percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve influência nos atos golpistas de 8 de janeiro registrou um salto ao longo do último ano entre os eleitores do próprio capitão reformado do Exército, que foi indiciado pela Polícia Federal junto com outros 39 aliados por golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Por outro lado, essa mesma percepção diminuiu entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com a mais recente pesquisa feita pela Quaest sobre os atos que completam dois anos nesta semana. “Ao longo do tempo, os eleitores moderados de Lula, que enxergam algum exagero nas acusações que Bolsonaro vem sofrendo, tendem a relativizar suas posições. Ao mesmo tempo, os eleitores moderados de Bolsonaro, que enxergaram como graves as acusações contra o ex-presidente, tendem a ficar mais severos na avaliação sobre seus atos, para não se sentirem cúmplices de algo que acreditam ser errado”, explica o cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, em entrevista ao Estadão. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro, com 2.012 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais em todos os Estados do País. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Palavra sem cumprimento – Um ano após o governo Lula anunciar que priorizaria a retomada de obras paradas, o país ainda tem 2.762 intervenções na Saúde com recursos federais inacabadas ou paralisadas, conforme dados do Ministério da Saúde. Ao todo, R$ 491,5 milhões já foram desembolsados. O número se refere apenas aos empreendimentos que estão elegíveis pare recomeçarem. Existem, ainda, outras 670 obras canceladas em que não houve manifestação por parte do ente responsável sobre o interesse ou não pela retomada. No fim de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva firmou o compromisso de retomar as ações na área ao sancionar a lei que criou o pacto nacional pelo avanço de obras inacabadas. Na época, segundo o governo, o país somava 5.573 empreendimentos não finalizados na Saúde, a maioria deles unidades básicas (UBS).

 

Quem mandou? – Apenas em 1 em cada 4 inquéritos abertos por desmatamento ou queimadas na Polícia Federal aponta os responsáveis pelos respectivos crimes. Desde 2019, segundo os dados da própria PF levantados pela Folha, foram instauradas 5.406 investigações para apurar esses tipos de violação, e apenas em 1.385 o processo chegou a algum indiciamento. Ou seja, em 75% isso não acontece. Após essa etapa, ainda cabe ao Ministério Público analisar a documentação enviada pela PF. Caso concorde, oferece uma denúncia à Justiça, que então pode, caso ache plausível, recebê-la e, só então, começa a julgar o caso para eventualmente decidir pela condenação. Procurada, a PF afirmou que a taxa não está distante do índice geral de indiciamentos da corporação: 28% do total de inquéritos abertos para apurar todo tipo de crime. Nos últimos anos, o Brasil viveu uma série de crises de incêndios florestais que, como mostrou a Folha, em sua maioria causadas por ações humanas. Exemplo disso é o que aconteceu no chamado Dia do Fogo, em 2019, quando o país registrou quase 1.500 focos de incêndio em um único dia, no Pará.

Mais no bolso – Depois de um 2024 de negociações e impasses com o governo federal, o funcionalismo começa o novo ano com perspectivas de recomposição salarial. Medida provisória editada há duas semanas prevê aumentos e reestruturação de carreiras para 38 categorias, com índices de 27%, em média, retroativos a 1º de janeiro — o pagamento depende da aprovação do Orçamento pelo Congresso. Para Rudinei Marques, presidente do Fórum das Carreiras de Estado, o Executivo honra os acordos fechados com o ser viço público. “Com isso (a MP), o governo trabalha para que haja correção do poder aquisitivo dos salários. No último governo, de 2019 a 2022, os salários ficaram congelados. Tivemos perdas de 27%”, afirma.

STF está empenhado em punir golpistas – Há dois anos, o Brasil foi surpreendido com o mais violento ataque às instituições democráticas desde o golpe militar de 1964. O 8 de janeiro de 2023 entrou para a história como o dia de agressão ao processo eleitoral e à democracia, com destaques que levaram à depredação dos prédios dos três Poderes. Desde então, 313 pessoas que participaram dos atos antidemocráticos foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Procuradoria-Geral da República, que ofereceu a denúncia à Corte, 229 foram enquadradas como executores e 81 estiveram na condição de incitadores. Na última sessão de 2024 da 1ª Turma do STF, o presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin, destacou as 383 ações sobre o 8 de janeiro que foram analisadas ao longo do ano passado.

Trump ameaça agenda de Lula – O retorno de Donald Trump à Casa Branca é visto como um entrave internacional para o avanço de políticas públicas sociais e ambientais. Especialistas ouvidos pelo Correio dizem que há um certo pessimismo sobre a continuidade e efetividade de acordos multilaterais com o novo governo dos Estados Unidos. Em 2025, o Brasil será palco de discussões mundiais envolvendo questões centrais como o meio ambiente, com a realização da COP30, em novembro, em Belém, no Pará, onde serão reavaliadas as metas do Acordo de Paris, para diminuir gases do efeito estufa. Apesar de ter assinado o compromisso internacional, em 2015, os EUA nunca tiveram avanço significativo para segui-lo e, no primeiro governo Trump, ele ameaçou deixar a tratativa. “Com o retorno de Donald Trump à Presidência dos EUA é possível que haja um impacto nas agendas de sustentabilidade e cooperação internacional.

Fuad tira licença médica, e vice assume em BH – O vice-prefeito de Belo Hori zonte, Álvaro Damião (União Bra sil), seguirá à frente da prefeitura da capital mineira pelas próximas duas semanas, período previsto para o prefeito Fuad Noman (PS D-MG) receber alta do Hospital Mater Dei, onde deu entrada na última sexta-feira, devido a uma insuficiência respiratória aguda, quadro decorrente de uma pneumonia, posteriormente diagnosticada por exame radiológico. O boletim médico com o estado de saúde do chefe do Executivo municipal foi atualizado, ontem à tarde, pelo Hospital Mater Dei e indica que ele evoluiu de sábado para domingo, com normalização dos parâmetros hemodinâmicos e melhora dos parâmetros respiratórios. O comunicado à imprensa ainda informa que um teste de extubação da ventilação mecânica também está sendo avaliado pelos médicos que cuidam de Fuad Noman.

Sidônio terá de negociar mudanças na Secom – O marqueteiro Sidônio Palmeira, que deve assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, recebeu promessa de carta-branca do presidente Lula para compor sua equipe. Na prática, no entanto, isso não significa necessariamente uma mudança radical na pasta, segundo fontes ouvidas pelo Painel. Há áreas em que Sidônio terá dificuldade de mexer, por contarem com pessoas de confiança de Lula. São os casos de Laércio Portela, que cuida da área de comunicação institucional, Ricardo Stuckert, fotógrafo da Presidência e responsável pela parte de audiovisual, e José Crispiniano, secretário de Imprensa.Além disso, a Secom também sofre influência da primeira-dama, Janja. A secretária de Estratégias e Redes, Brunna Rosa, é indicação dela. A avaliação é que Sidônio precisará negociar eventuais alterações que queira fazer. O provável futuro ministro também tem relação boa com diversos integrantes da equipe atual, e pode escolher mantê-los em seus postos.

Eventual ida de Gleisi para ministério não mudaria cronograma – A possibilidade de a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ser indicada para alguma pasta na reforma ministerial que o presidente Lula deve fazer neste início de ano não deve alterar o calendário eleitoral do partido. Gleisi tem dito que pretende cumprir seu mandato, que se encerra em agosto, até o fim. Os rumores de que vai ser convocada para um ministério têm sido constantes, no entanto, e ela não recusaria um chamado do presidente. Poderia ir para uma pasta da área social ou ficar em uma função no Palácio do Planalto. Nessas hipóteses, não haveria antecipação da escolha do seu sucessor. O partido aprovou em dezembro um calendário eleitoral que prevê eleição direta de delegados por filiados em julho, culminando num encontro nacional em agosto. Não há clima internamente para mexer nesse cronograma.

STF quer derrubar regra – O STF (Supremo Tribunal Federal) pode rever uma regra, definida há dois anos, para manter a validade de votos deixados por ministros aposentados. Isso pode beneficiar, caso a ideia prospere, Cristiano Zanin e Flávio Dino —ambos indicados pelo presidente Lula (PT). Hoje, com a regra de 2022, votos manifestados em julgamentos virtuais por magistrados que depois se aposentaram continuam valendo caso haja pedido para que o tema seja apreciado no plenário presencial. Ao menos dois ministros, Alexandre de Moraes e Luiz Fux, mudaram a visão sobre o tema e defendem agora que tudo comece do zero, o que dá margem para os ministros novatos emplacarem seus entendimentos no lugar dos votos dos aposentados. Se aprovada, a mudança pode impactar casos como o da descriminalização do aborto, da quebra de sigilo de buscas no Google ou do ISS (Imposto sobre Serviços) na base de cálculo do Pis/Cofins. De acordo com dois integrantes da corte ouvidos pela Folha, a ideia preocupa tanto pelo risco de insegurança jurídica quanto pelo casuísmo.

Barroso e Lira lideram uso de voos da FAB – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, foi a autoridade que mais vezes utilizou aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) em viagens no ano de 2024. O ministro fez ao menos 143 voos de janeiro a dezembro. Os deslocamentos em aeronaves oficiais receberam como justificativa questões de “segurança” ou de “serviço”. Os trajetos solicitados por Barroso incluem voos de Miami a Brasília, nos primeiros dias do ano, além de viagens nacionais. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), viajou ao menos 126 vezes, sendo a segunda autoridade que mais utilizou as aeronaves. O deputado foi a Salvador e ao Rio de Janeiro em voo da FAB durante o último Carnaval. O ranking de uso das aeronaves da FAB foi divulgado pelo jornal O Globo e confirmado pela Folha.

Bolsonaro deverá ser julgado por tentativa de golpe – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser julgado criminalmente por tentativa de golpe de Estado na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela é integrada pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Com exceção de Fux, cuja tendência é incerta na visão de integrantes do próprio STF e de pessoas do círculo próximo de Bolsonaro, os outros quatro são considerados votos certos contra o ex-presidente. A defesa de Bolsonaro deve tentar apelar para que o caso seja levado ao plenário da Corte. A decisão, no entanto, é do relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes. A expectativa é a de que ele mantenha o julgamento na Primeira Turma.

Perda de espaço – Sob Lula, generais perdem espaço no governo, ao contrário do governo Bolsonaro que fez várias nomeações. Bolsonaro nomeou 16 generais de quatro estrelas, enquanto Lula apenas um. A relação entre militares e governo é analisada, destacando a tentativa de golpe e as mudanças na gestão de cargos de confiança. A importância da despolitização das Forças Armadas é ressaltada como crucial para a integridade nacional.

Percalços com futura cúpula do Congresso – O governo enfrenta desafios com Alcolumbre e Motta no Congresso em 2025. Lula vê mudanças de perfil e busca diálogo para evitar problemas. A relação com o novo comando pode impactar a articulação política e aprovação de projetos. A reforma ministerial pode influenciar nesse cenário.

Michelle Bolsonaro deve ampliar agenda – Uma das principais cabos eleitorais do PL nas eleições municipais de 2024, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro deve ter uma agenda turbinada com eventos e viagens pelo país neste ano, para tentar se cacifar com um dos principais nomes da oposição em 2026. O plano do partido é lançá-la ao Senado, mas há quem defenda voos mais altos, como integrar uma chapa presidencial. Com Jair Bolsonaro inelegível até 2030, a legenda ainda não definiu a estratégia que adotará para tentar voltar ao poder. O ex-presidente afirma ser ele o candidato, mesmo que não consiga recuperar os direitos políticos, e já declarou que a mulher não tem a intenção de concorrer. O nome da primeira-dama, contudo, costuma ser lembrado nos bastidores como opção, seja como cabeça de chapa ou como vice em uma eventual candidatura aliada.

06-01 XP News

Bom dia,

🟢 Mercados em alta às 6h45 de Brasília: S&P +0.37%, Dow Jones +0.10%, Nasdaq +0.59% e o índice europeu STOXX600 +0.20%.

🇺🇸 Os investidores estão preocupados com as perspectivas de taxas de juros do Federal Reserve. A Bolsa de Nova York estará fechada na quinta-feira para lamentar a morte do ex-presidente Jimmy Carter.

🇺🇸 TAXA DE 10 ANOS: Às 4h04 ET, o rendimento do título de 10 anos subiu mais de dois pontos-base, para 4,6%, enquanto o do título de 2 anos subiu menos de um ponto-base, para 4,2%.

🚨O Globo – Reservas internacionais caem 7,1% em 2024 após alta do dólar impulsionar leilões do Banco Central
As reservas internacionais do Brasil somaram US$ 329,7 bilhões em 31 de dezembro de 2024, queda de US$ 25,3 bilhões em relação ao ano anterior. A queda se deve à venda de dólares pelo Banco Central. Em 12 dias úteis, o BC injetou US$ 32,574 bilhões no mercado por meio de intervenções cambiais extraordinárias.

Valor – Aumento forte dos juros deverá acelerar reestruturação de empresas endividadas
Considerando as 100 maiores empresas em receita, a grande maioria de capital aberto, 23 estão com o índice de alavancagem, medido pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda, acima de 3 vezes, um número considerado elevado. Destas 23, 11 tiveram alta desse indicador no terceiro trimestre de 2024.

Folha – INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025
Segurados que não passam por perícia de revisão há mais de 2 anos serão convocados. A medida integra os esforços do governo federal para economizar R$ 10 bilhões com cortes de benefícios indevidos, anunciado em 2024.

O Globo – Governo prepara leilão para suprir demanda de energia nos horários de pico
Uma portaria da semana passada será revista para ampliar o número de empreendimentos no leilão, que decorre da crescente dependência brasileira de fontes renováveis intermitentes. O Ministério de Minas e Energia prepara um leilão em junho, com foco nas usinas termelétricas e hidrelétricas, que podem ser acionadas e desligadas sob demanda do operador.

Valor – Defasagem de preços aumenta pressão para que Petrobras reajuste combustíveis
Valores no Brasil estão com diferença estimada em até mais de dois dígitos em relação ao mercado externo, devido à forte alta do dólar.

Folha – STF quer derrubar regra anti-Mendonça e Kassio para liberar votos de Dino e Zanin
Se aprovada, a mudança pode impactar casos como o da descriminalização do aborto, da quebra de sigilo de buscas no Google ou do ISS na base de cálculo do Pis/Cofins.

Valor – De volta ao Planalto, Lula deve definir troca na Secom
O publicitário Sidônio Palmeira é o mais cotado para assumir o posto, hoje ocupado pelo deputado federal licenciado Paulo Pimenta (PT-RS). Entretanto, Lula ainda não fez o convite a Sidônio nem deixou claro a Pimenta qual será o seu destino no governo.

Estadão – PSDB negocia fusão com PSD de Kassab e aliança para disputar a cadeira de Lula em 2026
Após uma crise atrás da outra, partido que já comandou a Presidência por duas vezes tenta sobreviver e caminha para fechar acordo com secretário de Governo da gestão Tarcísio.

Poder360 – Fisco vai acompanhar com lupa quem tem renda anual acima de R$ 15 mi
Na regra anterior, o piso era de R$ 20 milhões para ser considerada “pessoa física diferenciada” – monitorada com mais atenção pela Receita. Há outras alterações: bens e direitos declarados – piso passou de R$ 40 milhões para R$ 30 milhões; operações em renda variável – de R$ 20 milhões para R$ 15 milhões.

UOL – Fernanda Torres vence Globo de Ouro 2025 e faz história no prêmio
Fernanda Torres venceu o prêmio de melhor atriz de drama no Globo de Ouro 2025 e se torna a primeira brasileira a levar a estatueta para casa. A atriz ganhou pela atuação em “Ainda Estou Aqui”, filme no qual interpreta Eunice Paiva.

🇧🇷RESUMO-002☀☀☀
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2970
Dia 6 de Janeiro de 2025, Segunda-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Gratidão
Dia de Reis
Dia do Astrólogo
Dia do Mensageiro

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 18° Máx 28° (Porto Alegre-RS)
💵 Dólar Com ⬆ 0,3% R$ 6,18
💶 Euro ⬆ 0,77% R$ 6,36
📊 Ibovespa ⬇ 1,33% 118.532 pts
🪙 Bitcoin ⬇ 0,08% R$ 606.460,50
💲IPCA ⬆ 0,39% Novembro de 2024
💲SELIC ⬆ 12,25% 11 de Dezembro de 2024
🟨 Ouro (grama) ⬇ R$ 527,41

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷🇮🇱 Soldado israelense que visitava o Brasil a turismo torna-se alvo de investigação da Justiça, que determinou que a Polícia Federal o investigue por alegados “crimes de guerra” na Faixa de Gaza, onde Israel segue combatendo o grupo terrorista Hamas

🇧🇷🇮🇱 Congressista israelense do Likud chama Brasil de “patrocinador de terroristas”; Dan Illouz, compartilhou neste domingo (5), em suas redes sociais, uma mensagem repudiando o fato da justiça brasileira investigar soldado israelense por “crimes de guerra”

🇧🇷👥 Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico; foram anunciadas pelo MEC um total de 112.168 novas vagas

⚖ Defesa de Daniel Silveira pede a Moraes para que seja solto com base no indulto natalino; ex-deputado voltou a ser preso no dia 24 de dezembro por suposto descumprimento de medidas impostas pelo ministro do STF

🚔 Foragida há seis anos é presa em festa no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro; segundo as investigações, a mulher é suspeita de receptar uma carga de cigarros roubada, avaliada em R$ 100 mil

👥💦 Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou, neste domingo (5), que o surto de virose em Guarujá, no litoral paulista, não tem relação com a operação da empresa; sistemas de água e esgoto operam normalmente, segundo a companhia

🌨👨🏻‍🚒 Municípios paulistas têm deslizamentos e alagamentos devido às chuvas; também foram registradas quedas de árvores

🌨👨🏻‍🚒 Chuva de granizo provoca transtornos na região de Campinas, no interior de São Paulo; cidade registrou 44 chamados para quedas de árvores; Americana contabilizou 30 ocorrências, segundo a Defesa Civil

🏨 Belém (PA) precisa mais que dobrar número de leitos de hotel para COP30; rede hoteleira espera passar de 18 mil para 50 mil vagas

🚌 Aumento nas tarifas de ônibus, metrô e trens em São Paulo entra em vigor nesta segunda-feira (6); passagem de ônibus na capital vai para R$ 5,00; bilhete de metrô e CPTM agora é de R$ 5,20

🎉👥 Abertura não oficial do carnaval reúne foliões no Rio de Janeiro; festa tem a participação de cerca de 30 blocos

🎥 Globo de Ouro 2025: Fernanda Torres faz história e vence prêmio de Melhor Atriz; atriz de “Ainda Estou Aqui” se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

👥🌋 Cientistas identificam vulcão misterioso que resfriou a Terra em 1831; após quase 200 anos, pesquisadores descobrem que o vulcão Zavaritskii, nas Ilhas Kuril, uma área disputada pela Rússia e Japão, foi responsável por uma das maiores erupções do século 19

🌏☀ Periélio: Terra esteve mais próxima do Sol neste sábado (4); assim como todos os outros planetas do Sistema Solar, a Terra gira ao redor do Sol em uma trajetória elíptica, ou seja, não é um círculo perfeito, mas sim um caminho oval. Isso faz com que fiquemos mais próximos ou mais distantes do Sol ao longo do ano; todo ano passamos pelo ponto mais próximo do Sol no mês de janeiro e pelo ponto de maior distância do astro — afélio — em julho

ESPORTES

⚽ Copa São Paulo de Futebol Júnior
Fase de grupos, 1ª rodada:
Sport 1×0 Cascavel
AC Guaratinguetá 0x2 Porto Vitória
Ceará 2×1 Portuguesa Santista
Grêmio 4×0 Vitória da Conquista
Ituano 2×2 São Bento
Flamengo-RJ 5×0 Cruzeiro-PB
Fortaleza 2×2 Carajás

2ª rodada:
Rio Branco-ES 1×3 Criciúma
Mirassol 3×2 Capitão Poço
Floresta 0x1 Botafogo-RJ

⚽👤Erick Pulga assina contrato com o Bahia e está confirmado na pré-temporada em Girona, na Espanha; atacante, destaque do Ceará na Série B do ano passado, fica no Tricolor por cinco anos

⚽👤 Rodrigo Garro, do Corinthians, é indiciado por homicídio culposo; meia argentino participou de audiência neste domingo (5), após se envolver em acidente que deixou uma vítima fatal, na província de La Pampa, na Argentina; a expectativa é que o atleta esteja no CT Joaquim Grava durante a reapresentação do elenco, na terça-feira (7)

⚽🏆 PSG vence Monaco por 1 a 0 com gol nos acréscimos e é tricampeão da Supercopa da França; capitão do time, o zagueiro brasileiro Marquinhos chega a 31 títulos no PSG e se torna o jogador mais vencedor do clube parisiense

🏀👤Após estreia na WNBA, Stephanie Soares é dispensada pelo Dallas Wings; por conta de lesão no joelho, pivô de 24 anos deve ficar fora das quadras em 2025 e foi dispensada pela franquia texana

🥎👥 João Fonseca estreia contra argentino e outros 4 brasileiros disputam o quali do Australian Open; além do jovem de 18 anos, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Gustavo Heide e Laura Pigossi tentam vagas nas chaves principais de simples; Bia e Wild já estão garantidos

🎾🏆 Sabalenka vira em Brisbane e conquista o primeiro título de 2025; número um do mundo tomou um susto no início da decisão do WTA 500 mas conseguiu a virada sobre Polina Kudermetova para assegurar o 18º título de sua carreira

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇺🇦🇷🇺 Ucrânia lança ataque surpresa em região da Rússia: “Recebendo o que merecem”; Ministério da Defesa russo informou que ofensivas foram repelidas, de acordo com a agência de notícias oficial TASS

🇫🇷 Acordo União Europeia-Mercosul: agricultores franceses fazem carreatas até Paris em protesto; representantes do sindicato agrícola devem se reunir com o primeiro-ministro francês Francois Bayrou em 13 de janeiro para expressar suas preocupações

🇬🇧🇩🇪 Neve pesada interrompe voos no Reino Unido e na Alemanha; serviços ferroviários também foram impactados

🇮🇱🇱🇧 Israel alerta que trégua no Líbano pode colapsar se organização terrorista Hezbollah não recuar; tanto Israel quanto o Hezbollah têm repetidamente se acusado mutuamente de violar os termos do acordo de cessar-fogo, embora ele tenha se mantido em grande parte

🇵🇸🇮🇱 Hamas diz que aprovou lista de 34 reféns para troca em possível acordo com Israel; representante do grupo terrorista pontuou à Reuters que ainda há pontos para serem debatidos

🇮🇱 Israel alerta soldados sobre posts nas redes após Brasil pedir investigação; governo de Benjamin Netanyahu destaca que “elementos anti-israelenses podem explorar essas publicações para iniciar procedimentos legais infundados contra eles”

🇮🇱👥 Políticos de Israel trocam ataques após Brasil pedir investigação de soldado; líder da oposição israelense, Yair Lapid, disse: “O fato de um soldado da reserva israelense ter que fugir do Brasil no meio da noite para evitar ser preso por lutar em Gaza é uma falha política monumental”

🇰🇿✈ Cazaquistão apresentará relatório preliminar sobre queda de avião da Embraer; aeronave da Azerbaijan Airlines, fabricado pela empresa brasileira, caiu em dezembro do ano passado em Aktau, matando 39 dos 67 ocupantes

🇺🇸🇨🇳 Hackers chineses invadiram mais empresas dos EUA do que se sabia antes, informou o Wall Street Journal no sábado (4); as empresas Charter Communications, Consolidated Communications e Windstream foram afetadas

🇺🇸🇮🇹 Primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, visita Trump em residência do republicano na Califórnia; visita da líder do partido de direita Irmãos da Itália ocorre dias antes da viagem do presidente americano em fim de mandato, Joe Biden, ao país do Sul da Europa

🇺🇸❄ Grande tempestade de inverno atinge centro dos EUA e deixa 70 milhões sob alerta; neve, gelo e rajadas de vento de até 80 km/h podem causar condições perigosas para viagens

🇺🇸✈ EUA multam companhia aérea por atrasos crônicos de voos pela primeira vez; Departamento de Transportes americano penalizou JetBlue Airways em US$ 2 milhões

🇺🇸🚘 Nova York estreia pedágio para reduzir congestionamento; tarifa custa US$ 9; cerca de 700 mil veículos circulam pela região todos os dias, de acordo com a secretaria de transportes municipal

🇨🇱🇧🇴🇪🇨 Chile, Bolívia e Equador terão eleições presidenciais este ano; em 2025, 14 países da América Latina e Caribe irão às urnas

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-1835: Início da Cabanagem, uma revolta popular e social ocorrida no Império do Brasil na antiga Província do Grão-Pará

-1838: Alfred Vail, um maquinista e inventor norte-americano, demonstra um sistema de telégrafo usando pontos e traços (precursor do Código Morse)

-1847: Samuel Colt, um armeiro, inventor e industrial norte-americano, obtém seu primeiro contrato de venda de pistolas revólveres para o governo dos Estados Unidos

-1907: Maria Montessori, uma educadora, médica e pedagoga italiana, abre sua primeira escola e creche para crianças da classe trabalhadora em Roma, Itália

-1926: Fundação da Lufthansa, empresa aérea estatal alemã

-1929: Madre Teresa de Calcutá chega por mar a Calcutá para começar seu trabalho entre os mais pobres e doentes da Índia

-1946: Realizam-se as primeiras eleições gerais no Vietnã

-1947: A empresa aérea Pan American World Airways se torna a primeira companhia aérea comercial a oferecer uma passagem de volta ao mundo

-1960: O voo National Airlines 2511, um Douglas DC-6, é destruído no ar pela explosão de uma bomba, durante a rota de Nova York a Miami, matando as 34 pessoas a bordo

-1963: Um referendo no Brasil ocorreu para determinar o sistema de governo (parlamentarista ou presidencialista) do país, resultando na escolha do presidencialismo

-1993: Quatro pessoas morrem quando o voo 5634 da Lufthansa CityLine, um Bombardier Dash-8, cai ao se aproximar do Aeroporto Charles de Gaulle, na França

-2016: A Coreia do Norte conduz o quarto teste nuclear e alega ter usado bomba de hidrogênio

-2021: Ocorre a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, por apoiadores de Donald Trump, então presidente do país. A invasão resulta em cinco mortos e mais de cinquenta feridos

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por 🙋🏻‍♂ITAMAR🙋🏻‍♂ S∴F∴U∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉🎅🏼

É DURO ENVELHECER por Gilberto Jasper

Jornalista/[email protected] É duro envelhecer. Não falo das dores, dos inúmeros medicamentos e das restrições de vários tipos. Falo das dificuldades de convivência neste mundão dominado pela tecnologia, consumismo e necessidade cada vez maior de ostentação. Nos estabelecimentos comerciais há caixa especial, o mesmo ocorrendo com a vaga “preferencial” assegurada no estacionamento. Mas basta abordar um infrator – gente que adora