A Ceia de Natal é tradição! Segundo a literatura, surgiu do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam naquela data tão significativa para os cristãos.
Para essa comemoração não podia faltar comida, a mesa deveria ser farta. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como no Brasil.
Assim, em dezembro, todos começam a contar os dias para reunir quem amam no Natal. Os pratos oferecidos durante esta noite têm como principal ingrediente o amor, e esse é o principal motivo para essa data continuar a existir.
Confira a deliciosa receita de Pandoro Caseiro que a Orquídea preparou para você!
Ingredientes:
- 550 g de farinha de trigo
- 3 ovos inteiros • 150 ml de leite integral morno
- 120 g de açúcar
- 170 g de manteiga (em temperatura ambiente)
- 2 g de fermento biológico seco
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
- Ative o fermento: dissolva o fermento biológico seco no leite morno. Reserve por alguns minutos até começar a espumar.
- Misture os ingredientes: na tigela da batedeira, coloque a farinha de trigo, o leite fermentado, os ovos e o açúcar. Bata por 5 minutos em velocidade média.
- Adicione sal e manteiga: acrescente a pitada de sal e a manteiga em pedaços, aos poucos, enquanto bate. Continue batendo por 10 a 15 minutos, até obter uma massa lisa, elástica e homogênea.
- Deixe a massa crescer: transfira a massa para uma tigela untada com óleo ou manteiga, cubra com um pano úmido e deixe descansar em um lugar morno até dobrar de volume.
- Modele e asse: após o crescimento, modele a massa e coloque-a em uma forma de pandoro previamente untada. Deixe crescer novamente até quase atingir o topo da forma.
- Asse: Preaqueça o forno a 180°C e asse o pandoro por cerca de 30-40 minutos, ou até que esteja dourado e firme ao toque.
- Finalize: após assar, deixe o pandoro esfriar completamente. Recheie com o creme de sua preferência, se desejar, e decore com frutas e açúcar de confeiteiro.
Dica: Sirva o pandoro com café ou uma bebida quente para um momento especial!
Este foi mais um conteúdo da Orquídea Alimentos
Que tal copiar em casa? Queremos ver o resultado! Marque a gente na rede social usando @amoprodutosorquidea
Facebook: Orquídea Alimentos
Instagram: @amoprodutosorquidea
Site: https://www.orquidea.com.br/
Youtube: Amo Produtos Orquídea