ter, 17 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 14 e 15.12.24

As tarefas dos eleitos para a educação

É fato: a reconstrução pós enchentes e os assuntos mais prementes, como o buraco da rua e a conservação da estrada, puseram no segundo plano do debate eleitoral um tema essencial ao desenvolvimento do RS: a qualidade da educação.

Como presidente de um dos maiores partidos do Estado, o MDB, faço o mea culpa: falar de currículo escolar, qualificação do professor e eleição de diretor conquista pouco voto. Por isso, a maioria dos candidatos prefere centrar a bateria de comunicação no fim das filas por creches ou na reforma e construção de escolas.

Mas, a partir de janeiro, é missão dos eleitos retomar o que comprovadamente influencia nos indicadores de aprendizagem.

As prefeituras têm responsabilidade exclusiva sobre a educação infantil e compartilhada no ensino fundamental.

Na lista de prioridades, portanto, implementar uma política integral de cuidados na primeira infância, zerar as filas de vagas em creches e qualificar a oferta da educação infantil são pontos que têm o poder de iniciar a jornada de transformação na vida das crianças.

Outro ponto que consta no Marco Legal da Educação – e sobre o qual tenho total convicção – é a necessidade de acelerarmos a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental.

No plano estadual e federal, o desafio continua sendo o de tornar a escola atrativa para os estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho atual. Trata-se de colocar a educação a serviço do desenvolvimento, observando as diferentes vocações produtivas regionais na hora de construir os currículos.

O Marco Legal da Educação Gaúcha, aprovado em 2023 pela Assembleia Legislativa, traz tudo isso, e estabelece metas para o ensino público gaúcho nos próximos anos.

Algumas dessas diretrizes já estão sendo implementadas, como a realização de curso de gestão escolar para os profissionais da educação que desejam candidatar-se a cargos de direção.

Outras deverão ganhar tração em 2025.

Fato é que, passada a eleição, os olhos voltam-se para a construção do futuro. E o clichê continua mais verdadeiro do que nunca: não há desenvolvimento sem educação de qualidade.

 

Vilmar Zanchin

Deputado Estadual

Presidente Estadual do MDB

[email protected]

GHC realiza evento de conscientização sobre doação e transplante de medula óssea

A conscientização sobre a importância do cadastro de doadores foi o tema central da solenidade de abertura da 16ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 16 de dezembro, no Auditório do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Em nome da Diretoria Executiva do Grupo, o diretor de Atenção

TCE disponibiliza versão de teste do Programa Autenticador de Dados para 2025

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) informa que está disponível no portal uma versão de testes do Programa Autenticador de Dados (PAD, 25.0.0.0) para ser utilizada na validação das alterações no layout relativas ao exercício de 2025. Informa, também, que esta versão destina-se somente a teste e a disponibilização antecipada serve para facilitar o desenvolvimento das modificações de responsabilidade