A última carga superdimensionada para o Parque Eólico Coxilha Negra, de Santana do Livramento, foi entregue na região do Cerro Chato, em Santana do Livramento, esta semana, pela PRF. O momento marcou o fim dos trabalhos de escolta que duraram mais de um ano (os primeiros aerogeradores chegaram em novembro de 2023), e que, depois de 432 viagens pelas estradas do Estado e de Santa Catarina, encerrou sem intercorrências de maior gravidade.
Durante as atividades, foram realizadas 72 escoltas pela PRF para transporte dos equipamentos de maior peso e dimensões (os quais demandavam maior risco), e outras 360 viagens com escolta particular (trabalho também supervisionado pela PRF). Os deslocamentos aconteceram de Jaraguá do Sul–SC ou do Porto de Rio Grande, ambos em direção a Santana do Livramento.
Foram mais de 350 mil quilômetros de deslocamentos, o que seria suficiente para dar mais de oito voltas no planeta, completados com alguns poucos sinistros e interrupções de pistas.
Conforme pode ser apurado, ocorreram alguns sinistros de pequenas proporções, apenas com danos materiais (um deles envolveu uma viatura da PRF), sem ocorrência de feridos ou mortes. Um veículo da escolta pegou fogo na região de Candiota, fato que não prejudicou o material transportado.
Durante os trajetos, destaca-se a colaboração dos motoristas que circularam pela rodovia em que os equipamentos eram transportados, o que foi primordial para o desfecho positivo das escoltas.
Com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).