A premiação Destaques Renováveis 2024, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), homenageou na terça-feira (10/12) as lideranças empresariais e governamentais que se destacaram neste ano por suas contribuições à inovação e à sustentabilidade ambiental na reconstrução do Estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, recebeu o prêmio na categoria “Representante do Executivo”. O governador Eduardo Leite também foi premiado em “Ações de Reconstrução do Estado” e a distinção foi recebida por um representante.
A iniciativa, que nesta edição tem o tema “Reconstrução Renovável”, é uma das principais celebrações da área de energias renováveis no Brasil. A homenagem tem o objetivo de valorizar projetos e negócios que promovem a competitividade, incentivam práticas alinhadas aos desafios globais de preservação ambiental e impulsionam a economia verde no Estado e no País.
Ao falar sobre o prêmio que recebeu, Polo salientou que a transição energética é uma meta do Estado e está contemplada no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. “Vejo este prêmio como um reconhecido do trabalho que a Sedec vem fazendo para alinhar crescimento econômico com sustentabilidade, seguindo as orientações do governo estadual. Incentivamos projetos para desenvolver esta área e empresas cuja demanda de energia venha de fontes renováveis”., disse o titular da Sedec.