O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin.
Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,25% o piso salarial de trabalhadores que não têm piso definido por categoria em lei federal. O percentual é maior do que o da inflação dos últimos doze meses, que ficou em 4,76%.
Em sua manifestação, Rodrigo Lorenzoni lembrou que o RS ainda tenta se recuperar da maior tragédia climática, que a estrutura logística segue prejudicada e que os recursos prometidos pelo governo federal não chegam a quem precisa, sendo que parte desses recursos já foi até cortada. “Precisamos inverter a lógica de olhar o desenvolvimento do Estado. Há 30 anos nós discutimos esse assunto aqui e o poder de compra das pessoas não muda no Rio Grande do Sul. Nós vamos seguir insistindo na mesma tese que não funciona ou nós vamos começar a pensar diferente? Temos que ter um plano de desenvolvimento que garanta competitividade e, a partir da garantia da competitividade, nós possamos ter mais emprego, mais renda, mais oportunidades e melhores salários. Vamos pensar diferente pra ter resultado diferente”, afirmou o deputado.