No sábado (30.11) foi aberta a 24ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa. O vice-governador Gabriel Souza, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, participou da solenidade de abertura, juntamente com outros secretários de Estado e autoridades. Esta edição da feira, considerada o maior evento multissetorial do país, representa um importante marco: os 100 anos do plantio comercial do grão no Brasil.
O vice-governador, que representou o governo do Estado na feira, comentou sobre os investimentos no Rio Grande do Sul e na região. “Esta edição da feira demonstra a superação do produtor rural neste ano de tanta adversidade e também a celebração dos 100 anos da soja no Brasil, que começou aqui em Santa Rosa, o berço da produção do grão. Naturalmente, o Estado está junto com essa força de trabalho, dessa cadeia produtiva do agro, que gera muito emprego e renda”, afirma.
A safra 2024/2025 tem a previsão de produzir 166 milhões de toneladas de soja no Brasil, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O valor representa um aumento de aproximadamente 12,4% em relação à safra anterior. De acordo com as projeções da Emater, o Rio Grande do Sul cultivará uma área de 6,81 milhões de hectares que deverá resultar numa produção de 21,65 milhões de toneladas de soja, com produtividade média de 3.179 kg/ha. Isso representa um aumento de 1,57% na área plantada, 18,59% na produção estimada e de 13,17% na produtividade esperada por hectare.
Polo destacou que a soja é importante não só para o agro, mas para o desenvolvimento econômico do Estado como um todo. “Nossa agroindústria, em especial da área da soja, investe muito em tecnologias de plantio, armazenamento, pesquisa e na gestão de comercialização. Isso contribui não só para a renda do produtor, mas também para o ecossistema de negócios ao redor”, explicou o titular da Sedec.