Passando para compartilhar a 2ª etapa da nossa missão na China:
– Shenzhen com população de 17,6 milhões de pessoas, que faz parte da província de Guangdong com 126 milhões de habitantes!
– Visita a Huawei, uma gigante mundial na área de tecnologia, a empresa conta com aproximadamente 200 mil funcionários no mundo, sendo que somente no parque tecnológico que visitamos trabalham 30 mil colaboradores!
– Visita ao porto de Yantian em Shenzhen, maior porto privado de contêiner da China que movimenta 14 milhões de contêiner por ano.
Como um parâmetro, todos os portos do Brasil movimentam em torno de 13 milhões de contêiner/ano
– Visita a BYD, empresa com vários ramos de atividades, grande na produção e veículos elétricos.
Agendas em Pequim, que tem 22,5 milhões de habitantes:
– RS DAY – Encontro promovido pelo CCPIT e CIQA com representantes aproximadamente 40 empresas chinesas, muitas com negócios no Brasil.
– Jantar com o Embaixador do Brasil na China,
– Visita ao CETIC GROUP – um dos maiores grupos empresarias na China, que atua em mais de 50 ramos de atividades e já está com investimentos no Brasil.
– Visita a GWM, empresa do setor automotivo.
– Visita a Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio de Daxing.
O objetivo foi aprofundar
conhecimentos sobre aplicações
do hidrogênio no dia a dia, além de
avaliar tecnologias e modelos de
desenvolvimento
– Encontro com o Governador, vice governadora e empresários da providência de Hebei, que possui 64 milhões de habitantes, da qual Beijing faz parte!
– Participação no jantar de boas vindas a CISCE – Feira Internacional de suprimentos.
– Abertura oficial da CISCE e inauguração do estande do Rio Grande do Sul na feira.
– Seminário com o Governador, Vice e empresários da província de HUBEI, com 61 milhões de habitantes e que é a província irmã do Rio Grande do Sul.
No ano passado Hubei teve um crescimento de mais de 7%, enquanto a China cresceu apenas 0,9%.
Foi uma agenda intensa, mas muito produtiva, o novo cenário Geopolítico estabelecido, pode trazer importantes oportunidades de investimentos para a produção de diversos produtos em diferentes setores ao Brasil e consequentemente ao nosso estado, o RS te muita sinergia com os países asiáticos, que valorizam e prezam muito pelas relações, e uma missão acaba aprofundando mais os vínculos e conexões.
No próximo ano missões chinesas virão ao Estado participar de eventos e dar sequência a tratativas que tivemos em nossa estada na China!
Seguimos em frente nosso trabalho pelo crescimento do nosso amado Rio Grande!