sex, 29 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

2º CONGRESSO CEREALISTA CONSOLIDA A FORÇA DA ACEBRA E A IMPORTÂNCIA DAS CONEXÕES DE VALOR

O encantador Vale dos Vinhedos foi o palco do 2º Congresso Cerealista Brasileiro, realizado entre os dias 21 e 23 novembro. Com importantes palestras, muita troca de conhecimento e networking, o evento fez jus ao tema dessa edição: “Conexões que geram valor.”
Com a presença de autoridades públicas, empresários, produtores e convidados ligados ao agro, a segunda edição do Congresso contou com mais de 50 empresas patrocinadoras, apoiadoras e expositoras. Um ambiente propício para a criação de conexões fortes e com um único objetivo: o fortalecimento do setor cerealista e do agronegócio brasileiro.

A programação do evento contou com palestras que abordaram temas relevantes para o setor cerealista, como os impactos, desafios e oportunidades que a reforma tributária pode trazer para as empresas do agro, as novas políticas de crédito e mecanismos de proteção disponíveis para o setor cerealista, sustentabilidade, competitividade no agro, sucessão familiar e a importância de se criar parcerias estratégicas. Os painéis contaram com a participação de especialistas, parceiros comerciais e expositores, criando um ambiente de troca de conhecimentos e de informações preciosas. No primeiro dia do evento, Daniel Randon apresentou a trajetória de sucesso da Randoncorp e abordou a mobilidade do futuro. Na manhã de sexta-feira, 22, Paulo Herrmann, CEO Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), abordou os fundamentos e a complexidade do agro em uma rica palestra para uma audiência vasta e atenta.
Nesta edição do Congresso, um dos momentos de destaque foi o 1º encontro Jovem Empresário Acebra, com um painel que debateu as conexões inovadoras e o futuro nas empresas do agro, com a moderação de Joarez Piccinini, da Randoncorp, e a participação de jovens atuantes nas empresas cerealistas associadas. Para Maurício Wilsmann, coordenador do painel, “é fundamental que as empresas cerealistas e do agro foquem nas tendências que o futuro aponta, como a questão da transformação digital, a sustentabilidade e a sucessão, seja familiar ou não. E para isso, é muito importante incluir os jovens nos debates, e esse painel no Congresso contribuiu muito para isso.”

Outro momento marcante do Congresso foi o 1º Encontro Mulher Empresária Cerealista, coordenado pela cerealista e associada da Acergs, Rosane Durlo. A reunião contou com a palestra “O poder da Ação – faça sua vida ideal sair do papel”, realizada pela palestrante Vania Stoco Tomé. De acordo com Rosane, o intuito do encontro e da palestra “é motivar as mulheres a transformar suas vidas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, e também incentivá-las a participarem, de forma mais ativa, dos negócios e da associação.” Cerca de 35 mulheres participaram do momento.

No sábado, 23, Antônio Sartori, da Brasoja, comandou o Brainstorm Cerealista, um valioso momento de debate e troca de ideias com os associados da Acebra. Após, Gilson Trennepohl, sócio proprietário e presidente do conselho da Stara, realizou a última palestra do Congresso, abordando os passos para uma sucessão familiar de sucesso.

De acordo com o diretor de Negócios, Projetos e Parcerias da Acebra, Luciano Markiewicz, organizador do Congresso, “neste ano o evento se tornou maior, para abraçar todo o nosso público, e o grande destaque dessa edição foi a força do setor cerealista, que culminou com um forte engajamento de pessoas, autoridades públicas e empresas do agro, que foram, participaram e contribuíram para o sucesso do evento. A participação massiva das empresas como patrocinadoras e apoiadoras também foi uma importante vitrine e consolidou o Congresso Cerealista no calendário dos grandes eventos do agro brasileiro.” Markiewicz destacou ainda a qualidade dos painéis e temas debatidos no Congresso.

O presidente da Acebra, Jerônimo Goergen, afirmou que a 2ª edição do Congresso foi surpreendente pelo tamanho do público. “Cerca de mil pessoas passaram pelo evento durante os três dias. Um público muito qualificado, de alto nível.” Para Goergen, o destaque do Congresso foi o lançamento do Cerealcred, uma plataforma digital que nasceu através da parceria entre a Acebra e a fintech paulista Farmtech. “O Cerealcred é uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para produtores rurais. Nossas cerealistas associadas terão a oportunidade de ofertar mais ao produtor, que é o seu cliente, através de um processo mais rápido e prático, que muitas vezes vai utilizar apenas o CPF do produtor.”

Outro momento muito importante do Congresso foi a diplomação da primeira turma da Universidade Acebra/Atitus, realizada no jantar de confraternização. A Universidade contou com o apoio da Bayer e, durante dois meses, realizou encontros virtuais com 38 alunos, associados ou funcionários nas empresas cerealistas associadas. Para Deniz Anziliero, diretor da Escola do Agronegócio da Atitus, a primeira turma superou todas as expectativas. “Tivemos uma grande adesão dos associados, com produtores engajados em se aperfeiçoar e alcançar melhores resultados em suas propriedades. Essa participação ativa reflete não apenas o desejo de adquirir novos conhecimentos, mas também a determinação deles em promover transformações e impulsionar o crescimento no setor,” ressaltou.

A 3ª edição do Congresso Cerealista já está confirmada, e será realizada na segunda quinzena de novembro de 2025, no Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Para o presidente da ACEMAT, Henrique Pérola, “será um grande desafio, considerando o sucesso das duas primeiras edições, mas vamos trabalhar para que a próxima, em Mato Grosso, também seja um evento de alto nível, como foi no Paraná e no Rio Grande do Sul”.

Marília Souza
Assessora de Comunicação da ACEBRA
(61) 98175-0449
[email protected]

NOVOS COORDENADORES DE EDUCAÇÃO DO RS

O líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), representa o parlamento na cerimônia posse dos Novos Coordenadores de Educação do RS. Ao todo são 30 novos coordenadores regionais, dentre eles a da 10ª CRE de Uruguaiana, Alfonsina Guedes, da 19ª CRE de Santana do Livramento, Ana Alice Campagnaro e da 35ª CRE de São Borja, Sandra Mara Fagundes.

Posse da administração do TCE-RS para 2025 será nesta quarta-feira (4)

Nesta quarta-feira (4), às 14h, ocorre a Sessão Plenária Especial de Posse da Administração 2025 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Na ocasião, será empossado, no cargo de presidente, o conselheiro Marco Peixoto. A sessão será híbrida no Plenário Gaspar Silveira Martins e na sala virtual. Na ocasião, também serão empossados os demais integrantes da gestão do TCE-RS, incluindo