No site de pesquisa Google você tem acesso a muitas informações sobre os aparelhos auditivos. No entanto, esta matéria responderá à grande parte do público que precisa de aparelho auditivo, mas ainda tem dúvidas.
O que ele faz?
O aparelho é um adaptador que será programado conforme a necessidade auditiva de cada indivíduo, melhorando a amplificação sonora, ou seja, o som (o sinal sonoro) facilitando a compreensão. E preste atenção, ele vai ajudar a ouvir melhor, mas quem escuta é o cérebro tá?
É difícil se adaptar?
Sabe aquela história quanto mais tempo sem uma ação, mais o cérebro se acostuma? É este raciocínio que quero que você, leitor, faça. Se uma pessoa tiver que engessar o braço pelo período de três meses, após retirar o gesso, ela dirá que, por longos meses, ficou com a sensação de que ainda está com o gesso no braço, e terá que fazer fisioterapia para voltar aos movimentos. Entenda, uma deficiência auditiva ou perda parcial da audição é o limitador do som, onde estiver com alteração o seu cérebro estará com redução da entrada da informação. Ou seja, quanto mais tempo sem receber o estímulo, mais dificuldade terá para voltar a se adaptar a ouvir novamente. Mas, como disse antes, essa matéria é para esclarecer, então é em média de um mês e quinze dias para uma adaptação de quem ficou quatro anos com redução da audição.
Quanto custa?
Vai ser fácil responder, o valor atualmente dos aparelhos são variados de acordo com o nível de tecnologia que for adquirir, normalmente nos mercados têm três níveis: o básico, intermediário e o premium. Unido à tecnologia existe a diferença, se é recarregável ou se é a pilha.
Com quem compro?
Com o profissional habilitado para isso, que atualmente é o fonoaudiólogo.
Lembrando que na internet não é um fonoaudiólogo que irá selecionar o aparelho e sim um vendedor que não estudou para regular a necessidade. E quero te dizer que os amplificadores sonoros da internet com valores atrativos não tratam sua audição, podem levar à piora.
Existe aparelho auditivo à prova d ‘água?
Não, e é isso. As propagandas que você vê, mostram aparelhos entrando em piscinas e em recipientes com água. Existe um teste que avalia a resistência dos aparelhos e então é dada uma nota de resistência. E nenhuma marca resistiu à prova de água, e o teste é feito com água filtrada. Mergulhar o aparelho em 30 cm e por um período de 15 minutos não é à prova d’água e sim resistente à água.
Onde compro?
Em clínica de audiologia ou centro auditivo. Na cidade de Sant’Ana do Livramento, existem clínicas habilitadas para a adaptação de aparelho auditivo. A REABILITA APARELHOS AUDITIVOS é uma delas, que têm como responsável técnica a fonoaudióloga pós-graduada e especialista em Audiologia e Adaptação de Prótese Auditiva, Ingrede Pessoa, com 16 anos de experiência, que busca o melhor para seus pacientes.
Texto escrito pela fonoaudióloga Ingrede Pessoa.
Contato: 55 98441-5186 ou 55 3041-1788
Rua Brigadeiro Canabarro, nº 727.
@reabilita.aparelhosauditivos