Com a missão de proteger a sociedade, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento no Rio Grande do Sul, a Brigada Militar completa 187 anos de serviço à comunidade.
Sua história começou em 1837, durante a Revolução Farroupilha, quando o presidente Antonio Elzeário de Miranda e Britto, promulgou a Lei Provincial no 7, em 18 de novembro, criando a Força Policial da Província, com 19 oficiais e 344 praças e as atribuições de auxiliar na justiça, manter a ordem e a segurança na capital, nos subúrbios e nas comarcas.
Alguns dos principais conflitos destacados ao longo de sua história são:
- Guerra do Paraguai (1865): A força Policial foi utilizada para defender o território nacional.
- Revolta dos Muckers (1874): A Brigada Militar foi enviada para conter um culto religioso em Sapiranga.
- Revolução Federalista (1893): A Brigada Militar apoiou os chimangos contra os maragatos.
- Gripe Espanhola (1918): A Brigada Militar ajudou a conter a epidemia em Porto Alegre.
No atual século, durante a pandemia, a Brigada Militar realizou múltiplas ações em combate a propagação do vírus, dentre elas o controle de fronteiras para evitar a entrada de pessoas infectadas no estado, realização de campanhas de conscientização sobre a importância do isolamento social, transporte de pacientes com COVID19 para hospitais, entre outras atividades.
Durante as enchentes que assolaram nosso estado esse ano, a Brigada realizou o trabalho no resgate e evacuação de pessoas ilhadas pelas águas, bem como apoio humanitário, distribuído água, alimentos e medicamentos para as vítimas.
A Brigada Militar é sinônimo de proteção, segurança e compromisso com a comunidade, trabalhando para manter a paz e ordem no Rio Grande do Sul.