O objetivo do projeto é traçar um avançado plano de gestão de resíduos e também um espaço para que haja maior qualidade de trabalho para os catadores de papelão que tiram a sua renda dessa função, mas que fazem de uma forma desestruturada. Tendo mais condições para trabalhar, as pessoas envolvidas na ação, qualificaram-se durante o andamento do plano, para juntos criarem uma cooperativa para facilitar ainda mais a interação social.
Com o projeto, acredita-se que haverá um maior desenvolvimento urbano integrado, melhorando a qualidade de vida da população fronteiriça e do cotidiano das cidades de Livramento e Rivera.
O projeto conta com a ajuda do financiamento da Ação Externa da União Europeia, que visa promover desenvolvimento urbano integrado através de associações em diversos outros países até 2030, sendo a fronteira a primeira a ser contemplada pelo projeto.
O encontro para inauguração do projeto, iniciou no Parque Internacional, onde foi inaugurado a placa do projeto, e seguiu até a sede no bairro Jardins.
Estiveram presentes no evento da inauguração: o Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoán Vasquez Mao; a prefeita Ana Tarouco; o Intendente Departamental de Rivera, Richard Sander; a Deputada Estadual
Adriana Lara; a representante da Agência Uruguaia de Cooperação Internacional, Ana Laura Soto Romero; entre outros nomes importantes que fazem parte do projeto.