A Secretaria Municipal de Educação conseguiu, finalmente, encontrar na área central de Livramento um imóvel realmente adequado para a instalação e funcionamento de uma escola infantil. Com isso, poderá resolver parte do grave problema da falta de local adequado para as escolinhas que atendem a população do centro da cidade. O local escolhido é um imóvel localizado na rua Uruguai, próximo à avenida João Goulart, que a Administração Municipal pretende aquirir para instalar a EMEI Fofolete, que atualmente funciona na rua Treze de Maio. O atual endereço da escolinha, que atende 60 alunos, é um prédio alugado pelo Município que se encontra em situação irregular, inclusive sem autorização de funcionamento pelo Conselho Municipal de Educação, por não oferecer as condições legais de estrutura e segurança para funcionamento de uma escola. Há tempo a Secretaria Municipal de Educação vem procurando um novo local, mas a maioria dos imóveis disponíveis na região central não oferece a estrutura necessária. A casa na rua Uruguai já foi visitada e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação como espaço legal e seguro para alocação de uma escola infantil, com peças amplas, arejadas, iluminadas, com saída de emergência, pátio espaçoso e área verde. A Administração já protocolou na Câmara de Vereadores projeto de lei pedindo autorização para a compra do imóvel, visando a mudança da escolinha já para o próximo ano.
Tradicionalismo se renova
As entidades tradicionalistas que se mobilizam para “reavivar” a Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento-ATSL esperam resgatar a responsabilidade de organizar e realizar eventos como a Campereada Internacional e a Semana Farroupilha. O antigo presidente, Rui Rodrigues, repassou todos os documentos e CNPJ da entidade – com mais de 20 anos – totalmente regularizados. O grupo agora busca mobilizar todas as demais entidades, filiadas ou não ao MTG, e promover uma atualização estatutária. O objetivo é retomar os áureos tempos do movimento em Livramento, que já foi um dos mais fortes do Estado.
Natal gigante no Planalto
A Associação de Moradores do bairro Planalto – que compreende as vilas Planalto, Jayme Camargo, Residencial Veneza e Mirante del Bosque, entre outras – está mobilizando a população na organização de uma animada programação natalina. Entre as ações já definidas, a Associação de Moradores está recolhendo garrafas PET para montar uma grande árvore natalina para abrilhantar os festejos na localidade e, talvez, se tornar até mesmo mais uma atração para o público em geral no Natal da Fronteira.
Campagnaro segue na CRE
A coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, Ana Alice Campagnaro, venceu a disputa pelo cargo realizada através de processo seletivo do Governo do Estado e deve continuar na função por mais um período. O processo teve várias etapas e se estendeu por alguns meses. O resultado oficial circulou nas redes sociais no fim da semana passada
Torneio celebra consciência na luta racial
Grupo República Negra continua realizando as inscrições de times de futebol amador para o primeiro Torneio Zumbi dos Palmares, que será celebrado no próximo fim de semana, dia 24, em sua sede na rua Dom Pedro II, esquina com a faixa do Porto Seco. O torneio integra a programação da Semana da Consciência Negra e reunirá 6 times em cada categoria: Força Livre (masculino e feminino), Infantil até 12 anos e Juvenil (de 13 a 16 anos). Cada time pode inscrever 10 atletas a R$ 10,00 cada. Informações pelo whats (55) 992280595.
Reencontro de integração
A comissão local que vem participando do processo de integração cultural da Fronteira da Paz com a Associação de Desenvolvimento Cultural de Hernandarias – ADECUHE, do Paraguai, já começou a organizar o próximo encontro, que acontecerá em Livramento no início de 2026. O encontro se realiza a cada dois anos, intercalando as cidades. Silvia Tristant, Rosário Brochado e Ida Larruscain, representantes da comissão, estiveram reunidas com a secretária municipal de Cultura, Sandra Pontes (foto), para apresentar a programação da visita da delegação de Hernandarias, que incluirá atividades artístico-culturais, visitações a pontos turísticos e históricos de Livramento e Rivera e ainda momentos de confraternização.
Prazo final
É intenso o movimento no Legislativo para a entrega, até a próxima quarta, das emendas impositivas ao Orçamento Municipal de 2025. Cada vereador pode direcionar R$ 422 mil.