qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani participa da Missão Ásia

Comitiva oficial do Estado é liderada pelo governador Eduardo Leite

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) Ernani Polo participa da comitiva oficial do Estado na Missão Ásia, com agendas na China e Japão, países estratégicos para o crescimento do Rio Grande do Sul. O objetivo da visita técnica e empresarial a esses países é buscar atração de investimentos para o RS e abertura de mercados para os setores de energias renováveis, infraestrutura, automotivo, proteína animal e saúde e turismo. Um dos focos também é conhecer processos tecnológicos para prevenção e mitigação de desastres climáticos.

 

A missão governamental vai de 18 a 28 de novembro. Polo é um dos integrantes do grupo, liderado pelo governador Eduardo Leite, sendo que a Sedec organizou as reuniões por meio do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI).

 

“Temos que alavancar a economia do Estado, que foi prejudicada pelas enchentes, e mostrar os nossos potenciais para países que são importantes para o Rio Grande do Sul. O Estado está cada vez mais competitivo, oferecendo um ambiente seguro e equilibrado, tanto para investimento no RS quanto para promoção dos produtos gaúchos para os mercados externos”

 

O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, também acompanhará. A Invest é a agência de desenvolvimento do Estado que vais trabalhar em conjunto com a Sede no mapeamento de negócios estratégicos para o Rio Grande do Sul.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,