qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Sant’Ana do Livramento encerra projeto Santana Sustentável

O projeto Fronteira da Paz Sustentável conta com o financiamento da União Europeia, e promove o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre instituições locais, dos Estados Membros da UE e dos países aderentes, de acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Na Fronteira fa Paz, foi aplicado para: promover o desenvolvimento urbano integrado e melhorar a qualidade de vida da população do território urbano formado pelas cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai); promover a aplicação de práticas de economia circular na gestão de resíduos sólidos urbanos, a partir de uma abordagem inovadora de economia e inclusão social, que visa dignificar e valorizar a atuação profissional dos setores mais desfavorecidos e vulneráveis da população.

O objetivo foi adotar em Santana do Livramento e Rivera uma estratégia de cidade integrada, partilhada por todos os setores da população e com impacto em todo o seu território urbano, promovendo um crescimento mais harmonioso e equilibrado. Na manhã desta terça-feira (12) aconteceu o encerramento do projeto, com uma cerimônia no Parque Internacional. Estiveram presentes representantes dos dois lados da fronteira, a Prefeita Municipal Ana Tarouco, o Intendente Departamental de Rivera Richard Sander, a Deputada Estadual Adriana Lara, e o Secretário Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular Xoán Vázquez Mao, entre outras autoridades do Estado.
Também foi apresentado o Centro de Reciclagem Sandra Severo D’Abreu, nova sede da Associação de Catadores Novo Horizonte. O nome foi escolhido em homenagem à servidora e engenheira civil, que foi Coordenadora e importante impulsionadora para a concretização do projeto, e infelizmente nos deixou em 2023. O ginásio, localizado no bairro Jardins, abriga diversos equipamentos para que os catadores possam fazer a separação dos resíduos com conforto e segurança e também conta com infraestrutura de escritório, cozinha, refeitório, banheiro e vestiários.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura (ASCOM).

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,