qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Artista plástica santanense Liana d’Abreu expõe no Museu de Arte de Porto Alegre

Foto: Wanderlei Oliveira

A artista plástica Liana d’Abreu, santanense que vive e tem atelier na capital do estado, abriu exposição no Museu de Arte de Porto Alegre – prédio histórico onde funcionava a prefeitura, na Praça Montevidéu, 10. Junto com a artista Tuchi Niederhageböck, Liana apresenta a mostra “AUTO retrátil”, que tem curadoria de Gustavot Diaz. O período de visitação vai até 6 de dezembro – a abertura foi no último dia 9.

Liana ainda conserva vínculo com Sant’Ana do Livramento e visita a cidade com frequência para reencontrar familiares e amigos e acompanhar um empreendimento familiar. A exposição, como indica seu título, aborda o tema do autorretrato. Ela explica sua relação com esse gênero artístico.

Foto: Liana d’Abreu

 

“Meu trabalho com autorretrato é uma conversa íntima, um autoconhecimento num processo que vem se desdobrando desde 2013 vivendo um luto tardio, que foi surgindo em trabalhos artísticos, através de retratos misturados com a minha mãe. No processo acabei dissolvendo essa associação e atualmente me retrato numa tentativa de reflexão sobre as minhas fragilidades. A fragmentação está sempre presente na construção dos meus autorretratos, um construir e desconstruir constante, diz Liana.

 

O curador, que é professor de desenho, artista visual e mestrando em Filosofia da Educação na USP (Universidade de São Paulo), destaca que Liana tem a coragem de desfigurar-se em busca de uma expressão mais autêntica de si. “Acompanhei seu empenho na produção de desenhos onde, incansavelmente, a autoimagem era desconstruída para logo aparecer e ser outra vez desarticulada, e assim por diante”, assinala Diaz.

Na exposição, a artista santanense apresenta oito desenhos de 100 x 0,70 cm e duas esculturas de cerâmica, uma de 34 cm e a outra de 26 cm. Sua colega Tuchi exibe três desenhos, dois painéis e uma obra participativa. A entrada à mostra é gratuita.

Liana e Tuchi tornaram-se colegas e amigas há cerca de 10 anos, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. De lá para cá, fizeram oficinas, workshops e cursos juntas, entre os quais o de desenho e pintura com o curador da atual exposição das duas.

 

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025