Mais um passo importante, em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocultura em Sant’Ana do Livramento e região, foi dado nesta semana em dois encontros realizados no município. O primeiro deles, foi uma reunião estratégica de trabalho que visa a reestruturação da Rota do Cordeiro, programa lançado há quase 14 anos e que tem 15 Polos Regionais. Cada Polo tem um município sede e está integrado por municípios vizinhos com a mesma vocação produtiva. No Rio Grande do Sul existem dois polos, um no Alto Camaquã, com Bagé como sede, agregando 7 municípios; e o polo Fronteira Oeste, no qual Livramento é a sede, abrangendo mais 13 municípios.
No encontro, realizado pelo coordenador do programa Rota do Cordeiro, Daniel Benitez, que também é consultor técnico do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, foram abordados diversos temas referentes ao novo olhar para esta cadeia produtiva tão importante.
A reunião aconteceu no centro administrativo do Sindicato Rural com a presença dos seguintes convidados: Sérgio Barbieri e Carlos Brum – da ACODOPE (Associação de Criadores de Ovinos de Dom Pedrito); Sonia Silveira e José Octávio Silveira – da APROVINOS; Aurélio Maia – da SEAPI/IDA; Wilson Barbosa – produtor; Raulino Pereira – Secretário de Agricultura de Rosário do Sul; Daniel Benítez – do IICA/MDR; Luís Carlos D’Áurea e Jair Menezes – da Associação e Sindicato Rural de San’Ana do Livramento; Ângelo Aguinaga – do SEBRAE; Edu Gutebier, Camila dos Reis e Roberto Braz – da Secretaria de Agricultura de Sant’Ana do Livramento/PM SMAPA; Evandro Gutebier – Vice-prefeito municipal; Leonardo Menezes – da UERGS; Leonardo Viecelli – consultor SEBRAE e ovinocultor; e Jeferson Machado – da Casa de Carnes Emanuel.
Os principais pontos tratados durante o encontro foram: a proposição ao Ministério da Integração do Brasil para a mudança de nomenclatura do programa Rota do Cordeiro, para “Rota da Ovinocultura” com maior abrangência de todos os elos da cadeia produtiva, não somente da carne como é atualmente; a criação do “Selo de Produto” de origem da região como, por exemplo, Cordeiro Pampa para identificação e destaque da carne produzida no Polo Fronteira Oeste; a elaboração de um plano de ação com proposições práticas e de curto prazo de execução conforme as demandas da governança já estabelecida; e uma maior aproximação em toda a cadeia da ovelha como: varejo, frigorífico, produtores, assistência técnica, eventos e questões mercadológicas. Durante o encontro, o vice-prefeito Evandro Gutebier acenou de forma positiva com o apoio do Executivo às ações da Rota do Cordeiro, designando, com o apoio de todos os presentes, o engenheiro-agrônomo Roberto Braz como coordenador local na governança do programa. Para Daniel Benitez, a principal mudança no programa com as novas proposições, se aprovadas pelo Ministério, será a possibilidade de maior abrangência de toda a cadeia produtiva.
Ainda sobre o mesmo tema, foi realizada na sexta-feira (8), no Hotel Verde Plaza uma oficina de elaboração de projetos do Plano Estratégico da Rota do Cordeiro do Polo Fronteira Oeste e Pampa Gaúcho para apresentação de dados estatísticos pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos).