No próximo dia 19 de novembro, às 9h, será realizada, em Sant’Ana do Livramento, a instalação da nova Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil. A Delegacia ficará sediada no mesmo prédio onde funciona a Delegacia de Pronto Atendimento DPPA, na Avenida João Goulart, que atende a todas as necessidades para a implantação do órgão que irá reforçar a segurança pública na fronteira.
O titular da Delegacia será o delegado Adriano de Jesus Linhares Rodrigues, que anos atrás chefiou, em 2017, a Força-Tarefa de Combate ao Abigeato e Crimes Rurais no Estado do Rio Grande do Sul, que virou política pública de estado com a criação das DECRABs.
Neste ano de atuação da Força-Tarefa, houve uma queda de registro de ocorrências na ordem de 27%. Foram realizadas prisões por furto de animais, roubos, associação criminosa, em todo o interior estado, e também região metropolitana. Foram 17 organizações criminosas desarticuladas, 135 criminosos presos e mais de 800 animais recuperados, além das armas e veículos apreendidos. Linhares é delegado desde 2010, mas trabalha como policial desde 1992. Ele já serviu à Brigada Militar e à Polícia Civil do Paraná, além de atuar por cinco anos na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.
Para a instalação da DRACO no município, foi firmado um convênio entre a Prefeitura de Livramento e o governo do Rio Grande do Sul, propondo uma parceria mútua de colaboração com a Polícia Civil, sendo que esta poderá contribuir com a formação técnica dos agentes da futura Guarda Municipal através da ACADEPOL.
Segundo o delegado titular da 12ª Regional de Sant’Ana do Livramento, Laurence Teixeira, além da cerimônia de inauguração da DRACO, no próximo dia 19, haverá também a reinauguração da Delegacia Regional, que ficará sediada na Rua dos Andradas, nº 875, em um prédio locado pela Prefeitura Municipal.