seg, 7 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Depois de seis pedidos de vista, projeto de Lorenzoni para Revisão dos Gastos Públicos é aprovado na CCJ

PORTO ALEGRE, RS, 05/03/2024: Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP), Reunião Extraórdinária, realizada na tarde desta terça-feira. Foto: Lucas Kloss / ALRS

Na Ordem do Dia da reunião desta terça-feira (05/11) da Comissão de Constituição e Justiça, o parecer do relator ao Projeto de Lei 150/2023, que cria o Plano de Revisão dos Gastos Públicos, foi votado e aprovado por unanimidade.

O PL, de autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, ficou do início de 2023 até o mês de dezembro à espera do parecer do relator na CCJ. A partir de então, mesmo com parecer favorável, teve início uma sequência de pedidos de vista. Foram seis pedidos de todas as bancadas com representação na Comissão.

O Plano Estadual de Revisão de Gastos visa institucionalizar na administração pública um processo de revisão contínua e transparente das despesas, que envolva executivo, legislativo e sociedade em uma gestão fiscalmente responsável dos recursos públicos. Também chamado de Spending Review (Revisão Periódica de Gastos), o plano é uma ferramenta de administração das finanças públicas, que poderá criar espaço fiscal para custear novas prioridades, ampliar políticas mais eficientes e eficazes, lidar com pressões de gastos emergenciais ou reduzir o endividamento público.

“Queremos que o RS, alinhado às melhores práticas internacionais, assim como boa parte dos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, seja o precursor de uma verdadeira revolução no campo da gestão e orçamento. O Plano Estadual de Revisão de Gastos será um avanço institucional consistente à governança orçamentária, em que os recursos públicos serão destinados a políticas prioritárias e eficientes”, afirma Rodrigo Lorenzoni.

Depois da CCJ, o Projeto de Lei 150/2023 será distribuído às comissões de mérito.

Somente 16% dos brasileiros conseguem ter reserva financeira para gastos médicos inesperados, revela pesquisa no Dia Mundial da Saúde

• Estudo especial de Serasa e dr.consulta revela efeitos da instabilidade financeira na saúde dos brasileiros. • 36,4% dos brasileiros estão dispostos a gastar até R$300 mensalmente em sua saúde pessoal. • Para 30,6%, o principal objetivo em relação à saúde da sua família atualmente é a saúde mental. 07.04_Dia da Saúde_dr.consulta

Prefeitura avança na chamada de Agentes Comunitários de Saúde

Durante entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio RCC, nesta segunda-feira (7), a secretária Maria Drekener, da pasta de Administração, informou que a prefeitura de Sant’Ana do Livramento iniciou o processo de convocação dos aprovados no concurso para Agentes Comunitários de Saúde Segundo a secretária, a prefeita Ana Tarouco (PL) já autorizou o início das convocações, e os trâmites foram