Em maio deste ano, o vereador Rafa Castro (PSB) encabeçou a campanha “Licita Já”, um abaixo-assinado que obteve mais de mil assinaturas, que reivindica a nova licitação do transporte público. O abaixo-assinado foi entregue para o defensor público Lucas Righi, que vem somando forças nesta luta pela melhoria do transporte, já que a situação piora cada vez mais.
O vereador conta que houve relatos da comunidade que, a cada dia que se passa, os ônibus quebram ainda mais, enfatizam as péssimas condições de infraestrutura das ruas da cidade, que também, para ele, contribuem para que os veículos de transporte público estejam cada vez mais danificados.
Desta forma, pensando em chegar em uma solução para esses problemas, o vereador Rafa articulou através da Comissão de Infraestrutura, uma reunião para a próxima terça-feira (05) às 11h, no plenário da Câmara Municipal, para tratar sobre o transporte público do município. Foram convidados para a reunião: usuários do transporte público, COMUT, Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes, STU, representantes das empresas e também o Executivo Municipal, através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Secretaria de Administração e Secretaria de Obras, bem como a Defensoria Pública.
BINACIONALIDADE SEGUE EM PAUTA
Desde o início de seu mandato, o vereador Rafael Castro diz ter dedicado esforços para a melhoria do transporte público, com especial foco na integração entre Sant’Ana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. Ele defende a tese que a proposta de um sistema de transporte binacional tem se destacado como uma solução estratégica para a mobilidade urbana na região de fronteira.
Na última semana de outubro, o vereador participou de reunião com o grupo de trabalho sobre Transporte Binacional com a professora Gabriela Wallau, da PUC, que coordena um projeto de extensão com alunos da instituição que estão focados em encontrar soluções legais para a demanda. O encontro contou também com a presença de representantes do IFSUL e da UTEC. Entre os temas discutidos, além da integração do transporte, estavam questões fundamentais como a sustentabilidade e o impacto ambiental dessa iniciativa.
O transporte binacional entre Sant’Ana do Livramento e Rivera é uma demanda urgente, de suma importância para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região de fronteira. A integração facilitaria a mobilidade de inúmeras pessoas que diariamente atravessam a fronteira para estudar, trabalhar ou realizar atividades comerciais. Além disso, a iniciativa contribuiria para fortalecer as relações entre os dois países, promovendo um intercâmbio mais ágil e eficiente. Esse sistema, além de promover maior acessibilidade, também tem o potencial de estimular o turismo, gerar empregos e fomentar o comércio local, beneficiando as economias de ambos os lados da fronteira.