qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Obra inédita do escritor santanense Carlos Urbim será lançada na 70ª Feira do Livro da Capital

Urbim é um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil gaúcha

Jornalista, escritor e um dos maiores nomes da literatura gaúcha para crianças. Estes são apenas alguns títulos de Carlos Urbim que, nesta 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre – uma das mais tradicionais da América Latina – será homenageado pelos seus 40 anos de literatura. Este ano, a primeira de suas icônicas obras “Um Guri Daltônico”, lançada em 1984, completa quatro décadas.

Além da homenagem, uma das obras inéditas do escritor será lançada nesta edição. O livro intitulado “Maria Fumaça”, narra a viagem de um ‘guri’ que embarca numa viagem de trem de Sant’Ana do Livramento rumo à capital gaúcha Porto Alegre. Na capa da obra, um convite a viver a experiência.

“O trem no pampa resfolegava, respirava, fungava, inspirava, expirava, espirrava e às vezes tinha até um ataque de tosse! Porque, afinal, não era fácil puxar tantos vagões e vidas e gentes e tranqueiras, serpenteando naquela planura sem fim. Quando a Maria Fumaça cruzou a gigantesca ponte de ferro de Cacequi e chegou na estação, o menino Marino fica amigo de um quase xará, o menino Marcelino, sobrinho de Juvêncio Gutierrez. Marcelino vinha de Uruguaiana, mais longe ainda que Santana, de onde vinha Marino”.

 O prefácio ainda conta que Maria Fumaça é também a história do guri de Santana que assina o livro. A grande viagem de trem é a que Urbim fez quando saiu de sua terra natal decidido a não voltar mais. Aos 18 anos, pegou essa Maria Fumaça, de Livramento a Porto Alegre, para prestar vestibular na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ingressando na Faculdade de Jornalismo e iniciando sua trajetória nas letras gaúchas. O escritor faleceu em 2015, mas em seus textos expressava a beleza da Fronteira que o encantou em vida. A infância em Sant’Ana do Livramento, o folclore do Pampa e a história do Rio Grande do Sul também estão impressos nos seus mais de 20 livros de prosa e poesia. A homenagem ao escritor será no dia 10 de novembro, das 16h30 às 18h30 no Espaço Jovem Banrisul, na Praça da Alfândega, na Feira do Livro.

A primeira publicação de Urbim, destinada ao público, obteve grande repercussão. Além dessas, obras memoráveis com Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Uma Graça de Traça, Caderno de Temas, Diário de um Guri, Dona Juana, Bolacha Maria, Saco de Brinquedos, Rio Grande do Sul – Um Século de História, Os Farrapos, Álbum de Figurinhas e Morro Reuter também estão na memória literária gaúcha. Neste lançamento inédito, a paixão de Urbim é destrinchada. O santanense tornou-se escritor por um motivo prático: precisava inventar histórias para os filhos Emiliano e Glauco dormirem. A contação noturna despertou a vontade de escrever para crianças. Desde então, diversas obras ganharam vida. O legado de Carlos Urbim continua inspirando, agora, numa das maiores e mais antigas Feiras do Livro da América Latina.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro