seg, 4 de novembro de 2024

Variedade Digital | 26 e 27.10.24

Enem 2024: Tudo o que você precisa saber para não ser eliminado

Regras, documentos e dicas essenciais para os candidatos nos dias de prova, em 3 e 10 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 se aproxima, com as provas marcadas para os próximos domingos, 3 e 10 de novembro. Com o objetivo de evitar surpresas desagradáveis e garantir que todos os candidatos estejam preparados, é fundamental revisar as regras do exame. Permite caneta azul? E quanto à borracha? Onde deixar a mochila? Para ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas, criamos um joguinho interativo que destaca o que é permitido levar ao Enem. Além disso, reunimos informações importantes sobre as exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Atenção aos Detalhes

O Inep recomenda, mas não exige, que os candidatos levem o cartão de confirmação, que contém informações sobre o local da prova e o idioma escolhido (inglês ou espanhol). Esse documento deve ser guardado em um envelope porta-objetos. Importante: armas não são permitidas, nem mesmo no envelope. Caso um candidato tenha autorização de porte, deverá comunicar ao chefe da sala e fará a prova em um espaço separado.

Os envelopes porta-objetos devem permanecer lacrados e identificados durante toda a prova. Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (como máquina de escrever em braile e lupa) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais. Atenção: se o celular ou qualquer aparelho eletrônico emitir sons, mesmo dentro do envelope, o participante será eliminado do exame.

Os candidatos brasileiros devem apresentar um documento de identificação válido com foto no dia da prova. Aceitam-se documentos impressos ou digitais, como a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou versões digitais no aplicativo oficial. É fundamental que o candidato verifique se o aplicativo está atualizado antes da prova para evitar contratempos.

Detalhes das Prova

Os portões dos locais de aplicação abrirão às 12h e fecharão às 13h. A aplicação das provas terá início às 13h30. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos no primeiro dia e cinco horas no segundo dia para completar as provas.

Provas do Primeiro Dia:

Data: 3 de novembro

Conteúdos: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação) e Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

Horário: Abertura dos portões às 12h, início da prova às 13h30 e término às 19h (horário de Brasília).

Provas do Segundo Dia:

Data: 10 de novembro

Conteúdos: Ciências da Natureza (química, física e biologia) e Matemática e suas Tecnologias.

Horário: Abertura dos portões às 12h, início da prova às 13h30 e término às 18h30 (horário de Brasília).

Os candidatos devem estar atentos a todos os detalhes para garantir uma experiência tranquila durante o Enem 2024. O cumprimento das regras é fundamental para evitar eliminações e garantir que todos tenham a oportunidade de demonstrar seu conhecimento. Preparar-se com antecedência e seguir as orientações do Inep são as melhores maneiras de se sair bem no exame.

Fonte: Inep

Documentos Válidos 

Os documentos válidos para candidatos brasileiros incluem:

Identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas e conselhos de classe.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Passaporte.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Documentos digitais com foto, como CNH digital, e-Título, RG digital e Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, apresentados nos respectivos aplicativos.

Documentos não aceito

Cópias, mesmo que autenticadas.

Boletim de ocorrência policial.

Carteira de estudante e título eleitoral.

Certidão de nascimento e de casamento.

Caso o candidato estrangeiro não apresente um documento de identificação válido, não poderá participar da prova. Em caso de perda ou extravio de documentos, a apresentação de boletim de ocorrência não será mais aceita; é Qnecessário um documento digital ou outra forma de identificação válida.

 

Será que em 2025?

Há muitos anos se fala sobre os gargalos vividos pelos santanenses em relação a mobilidade urbana, muito se debate sobre as soluções, mas pouco se vê na prática. O que os governantes têm apresentado na teoria, é que a implementação do plano de mobilidade urbana deve ser o fator fundamental para desencadear as melhorias aguardadas. O tema é amplo e

Um projeto para o meio ambiente

O vereador Maurício “Galo” Del Fabro continua articulando um amplo debate sobre o projeto de sua autoria que estabelece regras para a utilização de sacolas biodegradáveis nos estabelecimentos comerciais de Livramento. Na última semana, acompanhado dos integrantes da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores, Daniel Cóssio e Suzana Ribeiro, Galo fez uma visita à Intendência de Rivera, quando se