qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Um Legado Jamais Esquecido

A morte de Maria Zoraide Rosadilho Maciel, a "Dona Zô" foi divulgada na noite de domingo (27) | Arte: Cadu Lima/AP

Faleceu aos 74 anos, Maria Zoraide Rosadilho Maciel, a “Dona Zô” como era carinhosamente conhecida. A líder comunitária estava à frente do Clube de Mães Nossa Senhora, no bairro São Paulo. A morte foi confirmada na noite de ontem (27).

Vó Zoraide dedicou boa parte de sua vida às mais de 180 crianças e adultos que diariamente passam pelo Clube para realizar refeições, receber roupas e outros tipos de auxílio. Certa vez, em entrevista ao Jornal A Plateia, Dona Zoraide contou que decidiu ‘se doar’ para quem precisa porque quando criança também enfrentou dificuldades financeiras, chegando a passar fome. “Fui criada com a minha avó. Minha tia tinha 9 filhos e eu via meus primos dormindo embaixo de uma mesa no chão puro. O colchão era um pano e como não tinham cobertas ficamos tapados de casacos”, contou.

O Clube de Mães Nossa Senhora, liderado por Dona Zô, sobrevive de doações, além de atividades desempenhadas pela própria instituição como o brechó. A loja da sede, no bairro São Paulo, foi destruída durante um incêndio em 2022. Apesar disso, a filantropa fez um apelo à comunidade e arrecadou doações para reconstrução do espaço.

Em 2021, Dona Zô recebeu um voto de congratulação da Câmara de Vereadores em homenagem ao seu trabalho e esforço aplicados junto à comunidade necessitada. Além disso, ela também recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares em alusão ao Dia da Consciência Negra, importante homenagem a pessoas ou entidades que se destacam no combate à discriminação e preconceito.

Vó Zoraide nos deixa, mas os frutos de sua dedicação, entrega, humildade e resiliência jamais serão esquecidos, principalmente por aqueles que passaram pelo Clube de Mães. O maior legado deixado pela filantropa é, acima de tudo, o amor pelo próximo, personificado em Dona Zô.

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,