Nos dias 19 e 20 de outubro, a cidade de Canoas, RS, sediou as finais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) 2024, um evento que visa estimular a prática esportiva entre alunos de escolas públicas e fortalecer a mobilização da comunidade escolar em torno do esporte educacional.
A cerimônia de abertura oficial contou com a presença de alunos representando Sant’Ana do Livramento, que brilharam em diversas modalidades, incluindo Atletismo, Basquetebol, Futsal, Voleibol e Tênis de Mesa, nas categorias Infantil e Juvenil.
Entre os destaques da competição está o paratleta Pedro Gabriel Duarte, da EMEF Pedro Alencastre, que conquistou o título de campeão em duas provas de sua categoria: Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo Sub 16. Seu colega de equipe, Pablo Gabriel Silva Carvalho, também da EMEF Pedro Alencastre, que garantiu o 3º lugar no Arremesso de Peso na categoria Sub 14 masculino.
No Tênis de Mesa, Vinícius Duarte Assis, da EEEM Cyrino Luiz de Azevedo, destacou-se como campeão estadual em sua categoria. No lançamento de Disco Juvenil feminino, Adriane Marques Morales, da EMEF Aldrovando Santana, trouxe o título de campeã estadual do JERGS 2024.
O evento também foi marcado por outras conquistas: Estefani Gonçalves da Rocha, da ECIM João Souto Duarte, alcançou o 3º lugar no Salto em Distância Juvenil Feminino, enquanto Ana Júlia Trindade, da EMEF Abreu Fialho, ficou em 3º lugar no lançamento de Dardo Juvenil Feminino.
Atletas da EEEM General José Antônio Flores da Cunha também se destacaram, com Henrique de Oliveira Ruhmke conquistando o 2º lugar nos 800 m rasos e Arthur Farias, paratleta, garantindo a 2ª colocação no Salto em Distância Masculino no Parajergs 2024.
Outro resultado significativo foi obtido por Alessandro Rodrigues Fiedler, da EEEM Antônio Conselheiro, que ficou em 2º lugar no lançamento de Dardo Juvenil.
A participação de Sant’Ana do Livramento nos JERGS é resultado de um esforço conjunto, começando com a etapa municipal (JEM) promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Os vencedores locais avançam para as etapas de coordenadoria, regional e, finalmente, a final estadual, onde competem com os melhores de todo o estado