seg, 28 de outubro de 2024

Variedades Digital | 19 e 20.10.24

Projeto RestaurAPA chega ao fim e deixa legado de conservação do campo nativo

Os resultados foram apresentados em evento realizado na UNIPAMPA

O Projeto RestaurAPA realizou, nesta quinta-feira (24), na Unipampa em Livramento, o seminário “Restauração da Vegetação Campestre e Uso de sementes nativas: experiências e avanços no Bioma Pampa”. O evento contou com a participação dos executores do projeto – Unilasalle, Emater/RS, UFRGS – e apoio da Uergs e da própria Unipampa. 

O RestaurAPA tem financiamento internacional e beneficia 20 famílias de pequenos e médios pecuaristas da Área APA do Ibirapuitã. Ao todo, quase 2 mil hectares pertencentes aos produtores sofreram intervenções para o campo nativo ser restaurado, com foco no combate ao capim-annoni, e a partir de um manejo que também resulte em ganhos para os produtores.

O projeto é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO como agência executora. A implementação é da UniLaSalle, que tem a UFRGS e a Emater/RS como parceiras.

Sobre o seminário realizado no município, o objetivo do evento foi debater os avanços na coleta, germinação e uso de sementes nativas no processo de restauração dos campos sulinos. A programação contou com especialistas de diversas instituições, como Embrapa e Ibama, além dos participantes do RestaurAPA, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre as técnicas de restauração do bioma Pampa, um dos ecossistemas mais importantes do Brasil. Entre os temas abordados, esteve o uso de sementes nativas, desafios da colheita e o cenário legislativo em torno da restauração vegetal.

No evento, Leonardo Guimarães (EMATER) e Itor Zamarchi (Seletiva Agrícola) estiveram falando sobre a construção da colhedora de campo nativo, máquina criada para extração de sementes do bioma, utilizadas para o processo de semeadura. A Drª Graziela Minervini (UFRGS/RestaurAPA)  falou sobre o tema: Sementes da restauração: dados de germinação de sementes campestres nativas do projeto RestaurAPA e outras experiências.

O pesquisador Pedro Thomas da (UFRGS) falou sobre sementes para restaurar os Campos Sulinos: conhecimentos sobre como colher e a germinação das espécies nativas. Representando a EMBRAPA Pecuária Sul, Daniel Montardo palestrou sobre as considerações técnicas de implantação, multiplicação e colheita de ecótipos, híbridos de gramíneas nativas do bioma Pampa

A professora Biane de Castro, da UERGS de Sant’Ana do Livramento, e Leonardo Guimarães, do escritório local da EMATER, abordaram o tema Desafios da Colheita e Beneficiamento de Misturas de Sementes Nativas do Pampa. E encerrando o evento,  Rodrigo Dutra, representando o IBAMA,  falou sobre a necessidade de avançar na legislação brasileira de sementes nativas baseada em boas práticas de restauração em outros países.

O Seminário marcou o encerramento das atividades de campo do projeto, segundo a coordenadora do RestaurAPA , Mariana Vieira.

A Lenda do boxe brasileiro

De ajudante de pedreiro a campeão mundial: a trajetória inspiradora de José Adilson Rodrigues