qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Livramento aparece, de maneira negativa, em série da Globo News

A emissora está veiculando episódios sobre violência política contra mulheres

A Globo News veiculou, durante esta semana, uma série sobre a violência política contra mulheres. Diariamente, a emissora reproduziu entrevistas com mulheres detentoras de mandatos eletivos que relataram as constantes violências que vivem no ambiente político. Em um trecho do trailer da série, aparece um vídeo onde o vereador de Sant’Ana do Livramento, Enrique Civeira (PRD), compara o cérebro da prefeita Ana Tarouco (PL) e da secretária de Educação Elisângela Duarte, a um caroço de azeitona. Além disso, o vídeo apareceu novamente no primeiro episódio da sequência de reportagens.

À reportagem do Jornal A Plateia, a prefeita Ana Tarouco contou que, de certa forma, está sendo doloroso reviver este momento. “Obviamente que eu lamento. Primeiro, eu lamento o ocorrido, depois eu lamento toda a repercussão que isso tomou, mas, ao mesmo tempo, julgo bastante importante a visibilidade que esse tipo de violência está tendo, porque essa violência é diária e ela alcança todos os segmentos, ela alcança todas as instâncias do poder político”, comentou Ana que complementou dizendo: “Como bem se vê aí na matéria da Globo News, das prefeituras, à Câmara dos Deputados, ao Senado, não existe limite para a violência de gênero na política. Então, eu penso que, apesar de doloroso, é necessário. Acho que essa é a frase: É doloroso, mas necessário”, disse. 

A prefeita julga que é muito válido que se fale sobre o caso e que a sociedade entre nesse debate para enfrentar essa questão. “Para que a gente possa construir uma sociedade mais igualitária e respeitosa para todos, inclusive na política, porque sim o lugar da mulher também é na política”, finalizou Tarouco.

Procurado, o vereador Enrique Civeira disse que somente se manifestaria através do seu advogado em virtude do caso estar judicializado. Tentamos contato com o advogado Fernando Alves, representante legal do parlamentar, mas ele não respondeu à reportagem até o fechamento desta edição.

O CASO

O caso se refere ao episódio do dia 07 de março de 2022 quando, durante uma sessão da Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento, Enrique Civeira, segundo o Ministério Público, constrangeu e humilhou a prefeita Ana Tarouco (PL) e a secretária Municipal de Educação, Elisângela de Almeida Duarte.

O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Sul ofereceu, no dia 10 de abril, uma denúncia contra o vereador Enrique Civeira, há época filiado ao PDT.

De acordo com o promotor José Eduardo Gonçalves, na fala do vereador, houve menosprezo e discriminação à condição de mulher. Ao falar que “só a secretária e a Prefeita de Sant’Ana do Livramento para ter um pensamento destes. Eu comparo o cérebro dessas senhoras a um caroço de azeitona. Não pode ser muito maior que isso”, declarou Enrique à época.

Atualmente o processo encontra-se em fase de sentença, ou seja, aguarda a decisão do juiz eleitoral.

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,