O deputado Afonso Hamm manifestou apoio à decisão, aprovada por unanimidade pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), a partir do seu voto revisor, para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresente até janeiro de 2025 o cronograma para a licitação de uma nova concessionária para o polo de pedágios da Metade Sul do Rio Grande do Sul, trecho onde hoje é aplicado o pedágio mais caro do Brasil.
Representante da região no Congresso, desde 2007 o deputado solicita que seja realizado um estudo de viabilidade técnica para a duplicação da BR-392, trecho entre Canguçu e Pelotas, até o viaduto de acesso a RS 471. Hamm pede que conste no edital da nova licitação a duplicação deste trecho.
Hamm destaca que essa obra auxiliará na logística do escoamento da produção gaúcha de grãos, além dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que se deslocam até o Porto de Rio Grande.
O parlamentar ainda ressalta que em épocas de safra o fluxo de veículos na rodovia é intenso e a medida também seria importante para a prevenção de acidentes.