qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Enem 2024: Locais de prova disponíveis

Cartão de Confirmação está disponível na Página do Participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias de exame, 3 e 10 de novembro
FOTO: Internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta terça-feira (22), o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O documento pode ser acessado na Página do Participante e inclui informações como o número de inscrição, data, hora e local das provas, além de indicar se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou a tratamento pelo nome social, quando aplicável.

Embora o cartão não seja obrigatório nos dias das provas, o Inep recomenda que os participantes o levem nos dias de exame (3 e 10 de novembro).

Para acessar o documento na Página do Participante, é necessário utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não se lembre da senha cadastrada, é possível recuperá-la acessando a página acesso.gov.br, inserindo o CPF e clicando em “Avançar”. Em seguida, deve-se selecionar a opção “Esqueci minha senha”. Existem várias formas de recuperação: por meio do aplicativo gov.br, de bancos credenciados, do internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou SMS. O participante deve escolher uma das opções para gerar uma nova senha.

 

Aplicação das Provas

No primeiro dia do Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, os participantes responderão às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e de Matemática e suas Tecnologias. Em cada área do conhecimento, serão 45 questões objetivas.

 

Sobre o Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o exame se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e por programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Tanto instituições públicas quanto privadas de ensino superior utilizam o Enem para selecionar estudantes, seja como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, o resultado do exame é usado como base para o acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, que possuem convênio com o Inep. Esses acordos permitem o uso das notas do Enem para ingresso em universidades portuguesas, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros à educação superior no país europeu.

Fonte: Inep

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025