Acontece, neste sábado (19), uma ação de conscientização sobre questões ambientais em Sant’Ana do Livramento. A ação é desenvolvida pelos Poderes Executivo e Judiciário e será realizada na Praça Artigas. A atividade pretende conscientizar a população santanense de como cuidar do meio ambiente, sobretudo considerando os últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul.
Conforme o juiz de Direito da 2ª Vara Cível e Juizado da Fazenda Pública da Comarca de Sant’Ana do Livramento, Thiago de Oliveira, a iniciativa foi idealizada em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público, Prefeitura e Departamento de Água e Esgotos (DAE). “A gente pensou que pudesse participar de uma campanha de conscientização da cidade, principalmente na questão do descarte de lixo”, comentou.
Para o defensor público Lucas Righi, muito embora a problemática ambiental tenha estado na pauta com mais intensidade nos últimos dias, já é uma problemática de muito tempo e precisa ser tratada com atenção. “A sociedade acaba, às vezes, esquecendo, temporariamente, o resultado concreto dessa prática que é contínua, do descarte irregular de lixo em arroios. Nesses últimos eventos, que a gente infelizmente vivenciou, é claro que o sistema de Justiça acaba avocando ainda mais essa responsabilidade”, disse em entrevista ao Jornal A Plateia.
Representando o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS)l, o promotor de justiça, José Eduardo Gonçalves (Coquinho), também participa da ação. “Essa campanha é importantíssima para o nosso município, onde temos vários arroios, não somente na Praça Artigas, mas em outros. Acredito que essa campanha vai se expandir, mas o mais importante é a conscientização da população, da maneira que devemos preservar o meio ambiente”, complementou o promotor.
Além do material de conscientização, alguns serviços serão prestados na Praça durante o evento, tal como atualização junto ao DAE.