Na edição do fim de semana passada de A Plateia, a Coluna conclamou para a necessidade de uma averiguação – com um mínimo de fundamentação científica – das razões que vêm levando, ao longo dos anos, a registros de elevadíssimos índices de abstenção nas eleições de Livramento. São cerca de 20 mil eleitores inscritos na 30ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, com sede em Sant’Ana do Livramento, que há mais de 10 anos simplesmente se negam a participar da escolha de representantes tanto na Câmara quanto na Prefeitura. Neste ano, foi praticamente o mesmo índice de abstenção que no ano de 2020. A Coluna pretendia apresentar um infográfico mostrando que um terço dos 74.762 eleitores aptos deixaram de comparecer às urnas no dia 6 – a maior abstenção desde a eleição realizada no auge da pandemia do Coronavírus. Por um problema técnico, a impressão acabou vinculando uma tabela diferente, que não tinha nenhuma relação com o texto. Abaixo, o gráfico correto. A abstenção nas eleições é um fenômeno que se replica por todo Brasil, mas seria bom saber quem são esses eleitores e por quê não comparecem para votar na 30ª Zona Eleitoral.
Governo do Estado anuncia entrevista para definir coordenadores de educação após processo seletivo
A Secretaria de Educação do RS divulgou na última quarta, 16, a lista dos candidatos selecionados no programa “Qualifica RS”, que seleciona pessoas por competências para cargos estratégicos do Governo do Estado, para o cargo de Coordenador Regional em 30 CREs espalhadas por todo o Estado. O processo seletivo já vem sendo desenvolvido desde meados deste ano, sendo que seis candidatos na região de Livramento alcançaram aprovação nas 5 etapas realizadas. Mesmo assim, deverão na fase final passar por entrevista pessoal com representantes do Governo gaúcho, que somente então deverá definir a coordenadora. Nomes conhecidos e respeitados da área da educação em Livramento integram a relação dos seis selecionados para a etapa final do programa que deverá definir o nome da titular da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, que abrange Livramento, Quaraí, Rosário, Santa Margarida e São Gabriel.
Bolsa Família convoca
A coordenação do Bolsa Família em Livramento lançou um alerta aos beneficiários do programa com relação à necessidade do cumprimento da exigência de atualização cadastral. As famílias têm de agora até o dia 20 de dezembro para comparecer em sua unidade de saúde para pesagem de crianças de 0 a 7 anos, com as vacinas em dia. Também devem comparecer gestantes com o pré-natal em dia e mulheres de todas as idades. O não comparecimento no período estabelecido implicará no bloqueio do benefício, segundo alerta o setor de Bolsa Família do Município.
Ação comunitária
Moradores do núcleo residencial Vila Nova deram um belo exemplo de comprometimento comunitário, através de uma mobilização, em regime de mutirão, para a recuperação dos brinquedos e melhorias das condições da pracinha central da localidade, como mostra a foto divulgada no perfil da União das Associações de Moradores de Livramento – Unamos, nas redes sociais.
O Carnaval entra na pauta
Administração Municipal e Liga das Escolas de Samba – LIESA começaram a se movimentar para organizar o carnaval de rua de 2025. As primeiras possibilidades são a data – prevista para 8 e 9 de março – e o valor a ser disponibilizado pela Prefeitura como ajuda de custo às escolas de samba, no total de R$ 200 mil a ser dividido entre as agremiações.
Lixeiras suspensas
A Câmara de Vereadores estuda projeto de lei proposto pelo vereador Maurício “Galo” Del Fabro para instituir em Livramento a obrigatoriedade da instalação de lixeiras suspensas em estabelecimentos de produção e venda de alimentos e em prédios com mais de três apartamentos. A ideia é adequar a legislação ao previsto no Código de Posturas do Município, em relação à higiene das vias públicas, e evitar que o lixo seja espalhado nas ruas, considerando a importância de se manter a cidade limpa principalmente em razão do intenso movimento turístico local.
Festa na Cohab
Moradores da Cohab do Armour, com apoio da Unamos, realizam neste domingo, 20, uma animada festa para as crianças e demais famílias da localidade. O evento será realizado na praça central do bairro, com mateada, brinquedos, distribuição de doces e a já tradicional Feira de Empreendedores que vem acontecendo regularmente no local. A proposta é que o evento seja uma tarde de muitas brincadeiras, alegrias e diversão, a partir das 14h.