qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Aeroporto Salgado Filho retoma operações comerciais após mais de cinco meses fechado por enchente

Aeronave pousou às 8h03 desta segunda-feira (21), vinda de Campinas, com mais de 170 passageiros.
Primeiro voo comercial chega ao Aeroporto Salgado Filho, cinco meses após terminal ser fechado por enchente — Foto: RBS TV/Reprodução

O primeiro voo comercial a pousar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após a reabertura do terminal, ocorreu às 8h03 desta segunda-feira (21). O aeroporto foi fechado em maio, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, ficando fora de operação por mais de cinco meses.

O voo 2603 da Azul, operado por um Airbus A320, decolou de Campinas (SP) às 6h36min e trouxe 180 pessoas a bordo, das quais 174 eram passageiros. Os demais faziam parte da tripulação.

Estão previstos 71 voos para o primeiro dia de reabertura, com expectativa de aumento para 122 em novembro. As companhias aéreas já abriram a venda de passagens.

 

Impacto da enchente

O Aeroporto Salgado Filho foi fechado no dia 3 de maio, quando cerca de 75% da pista de pousos e decolagens ficou submersa. A água também invadiu o terminal, causando grandes danos e inviabilizando qualquer operação. A concessionária Fraport, responsável pela gestão do aeroporto, informou que o terminal terá capacidade para realizar até 128 voos diários, operando das 8h às 22h, com uma média de 12 voos por hora.

 

Retomada parcial das operações

A reabertura é parcial, já que a pista disponível atualmente tem apenas 1.730 metros. A previsão é que as operações voltem ao normal em 16 de dezembro, com a reabertura total da pista e a retomada de voos internacionais. Antes da enchente, o aeroporto operava cerca de 1.300 voos semanais.

Rotas retomadas

Inicialmente, foram retomadas as seguintes rotas:

  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Campinas (SP)
  • Guarulhos (SP)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP)

Em novembro, espera-se o retorno dos voos para:

  • Curitiba (PR)
  • Pelotas (RS)
  • Santa Maria (RS)
  • Santo Ângelo (RS)
  • Uruguaiana (RS)

 

Já em dezembro, os voos internacionais para a Cidade do Panamá, operados pela Copa Airlines, serão retomados. Para janeiro de 2025, estão previstos voos para:

  • Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas)
  • Lima (Latam)
  • Santiago (Latam)

Procedimentos de embarque e desembarque

O check-in e o despacho de bagagens continuarão sendo realizados no check-in internacional, localizado no piso 2 do terminal. O acesso mais próximo será pela porta 5. O embarque será feito pelo setor doméstico, no piso 3.

A Fraport recomenda que os passageiros sigam as orientações das companhias aéreas e cheguem com 2 horas de antecedência ao voo. Serão utilizados os portões de embarque 113 ao 124. O desembarque ocorrerá na área doméstica, e os passageiros poderão retirar suas bagagens no piso 1, onde as três portas estarão em funcionamento. A porta 3 será destinada para táxis, e a porta 2, para veículos de aplicativos e vans de locadoras.

Os quatro estacionamentos estarão operando normalmente, assim como os serviços de locação de veículos e receptivos de turismo.

Investimento

O governo federal destinou R$ 426 milhões para equilibrar o contrato com a concessionária, permitindo que a Fraport realizasse os investimentos necessários dentro do prazo estipulado.

Histórico

Desde o fechamento em 3 de maio, o Aeroporto Salgado Filho permaneceu com 75% da pista submersa. Um plano de recuperação foi elaborado pelo Governo Federal e pela Fraport. No dia 15 de julho, parte das operações foi transferida para a Base Aérea de Canoas, a cerca de 10 km do Salgado Filho, permitindo que voos de passageiros fossem retomados parcialmente.

FONTE:G1

 

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,