O primeiro voo comercial a pousar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após a reabertura do terminal, ocorreu às 8h03 desta segunda-feira (21). O aeroporto foi fechado em maio, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, ficando fora de operação por mais de cinco meses.
O voo 2603 da Azul, operado por um Airbus A320, decolou de Campinas (SP) às 6h36min e trouxe 180 pessoas a bordo, das quais 174 eram passageiros. Os demais faziam parte da tripulação.
Estão previstos 71 voos para o primeiro dia de reabertura, com expectativa de aumento para 122 em novembro. As companhias aéreas já abriram a venda de passagens.
Impacto da enchente
O Aeroporto Salgado Filho foi fechado no dia 3 de maio, quando cerca de 75% da pista de pousos e decolagens ficou submersa. A água também invadiu o terminal, causando grandes danos e inviabilizando qualquer operação. A concessionária Fraport, responsável pela gestão do aeroporto, informou que o terminal terá capacidade para realizar até 128 voos diários, operando das 8h às 22h, com uma média de 12 voos por hora.
Retomada parcial das operações
A reabertura é parcial, já que a pista disponível atualmente tem apenas 1.730 metros. A previsão é que as operações voltem ao normal em 16 de dezembro, com a reabertura total da pista e a retomada de voos internacionais. Antes da enchente, o aeroporto operava cerca de 1.300 voos semanais.
Rotas retomadas
Inicialmente, foram retomadas as seguintes rotas:
- Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Campinas (SP)
- Guarulhos (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
Em novembro, espera-se o retorno dos voos para:
- Curitiba (PR)
- Pelotas (RS)
- Santa Maria (RS)
- Santo Ângelo (RS)
- Uruguaiana (RS)
Já em dezembro, os voos internacionais para a Cidade do Panamá, operados pela Copa Airlines, serão retomados. Para janeiro de 2025, estão previstos voos para:
- Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas)
- Lima (Latam)
- Santiago (Latam)
Procedimentos de embarque e desembarque
O check-in e o despacho de bagagens continuarão sendo realizados no check-in internacional, localizado no piso 2 do terminal. O acesso mais próximo será pela porta 5. O embarque será feito pelo setor doméstico, no piso 3.
A Fraport recomenda que os passageiros sigam as orientações das companhias aéreas e cheguem com 2 horas de antecedência ao voo. Serão utilizados os portões de embarque 113 ao 124. O desembarque ocorrerá na área doméstica, e os passageiros poderão retirar suas bagagens no piso 1, onde as três portas estarão em funcionamento. A porta 3 será destinada para táxis, e a porta 2, para veículos de aplicativos e vans de locadoras.
Os quatro estacionamentos estarão operando normalmente, assim como os serviços de locação de veículos e receptivos de turismo.
Investimento
O governo federal destinou R$ 426 milhões para equilibrar o contrato com a concessionária, permitindo que a Fraport realizasse os investimentos necessários dentro do prazo estipulado.
Histórico
Desde o fechamento em 3 de maio, o Aeroporto Salgado Filho permaneceu com 75% da pista submersa. Um plano de recuperação foi elaborado pelo Governo Federal e pela Fraport. No dia 15 de julho, parte das operações foi transferida para a Base Aérea de Canoas, a cerca de 10 km do Salgado Filho, permitindo que voos de passageiros fossem retomados parcialmente.