seg, 21 de outubro de 2024

Variedades Digital | 19 e 20.10.24

A SIMPLICIDADE DOS NOTÁVEIS

Gilberto Jasper
Uma das qualidades que mais aprecio nas pessoas – e nos líderes ainda mais – é a simplicidade. No mundo de ostentação e consumismo, o despojamento pessoal é cada vez mais raro e, por isso, valioso.
Sábado fui a Carlos Barbosa, simpática comunidade da Serra gaúcha para conferir o feirão da Tramontina. Cheguei cedo, meia hora depois da abertura e fiquei 45 minutos na fila. O número de consumidores no pavilhão é limitado.
Com a função de pilotar e organizar as compras no carrinho fiquei num canto longe da muvuca. Depois de alguns minutos surgiu um homem em uma cadeira de rodas usando um abrigo da ACBF, orgulho gaúcho e brasileiro do futsal mundo afora. Olhei para o vulto e identifiquei Clovis Tramontina, comandante da empresa fundada em 1911.
Ao meu aproximar me olhou fixamente e disse:
– Acho que te conheço!
Afirmei que sim, dos tempos que fui assessor do ex-governador Germano Rigotto. Ele continuou me olhando.
– Sim, mas acho que tem outra coisa… ah, já sei: é tu que manda notícias pelo whats bem cedo de manhã, não é?
Respondi que sim e ele, no alto da autoridade de quem comanda uma indústria que já produziu 22 mil itens diferentes, pediu para me abaixar e meu deu afetuoso abraço.
– Muito obrigado! Bem cedinho eu fico bem informado! – afirmou.
Em mais de 40 anos de jornalismo deparei com muitas “celebridades” e personagens políticos de relevo. Muitos saíram de circulação ou foram engolidos pela corrupção e ganância. Alguns, porém, estão na ribalta conservando ética, valorização do trabalho e construção de uma biografia de decência e inspiração.
Em 1986, Clovis Tramontina foi diagnosticado com esclerose múltipla, mas nunca desanimou. Mantém forças para comandar 10 mil funcionários e um império de 10 unidades fabris, cinco centros de distribuição no Brasil e 15 no exterior, entre outros destaques. A empresa está presente em 120 países. É uma grife gaúcha de renome internacional. Carlos Barbosa vive em função da Tramontina e inspira grande orgulho junto aos moradores.
Ao pagar as mercadorias adquiridas, adquiri o livro “Clovis Tramontina: Paixão, Força e Coragem” que está na terceira edição. Sem dúvida será uma inspiração a mais para este eterno aprendiz de belas biografias.

É disso que precisamos!

Os poderes Executivo e Judiciário nos trazem, nesta semana, um exemplo prático do que precisamos: integração da sociedade pelo desenvolvimento da cidade. Como apresentado na página 10 desta edição, vemos o esforço de várias instituições se somando para fomentar a conscientização ambiental na comunidade, em um belo evento que acontece neste sábado (19). A iniciativa de tratar o assunto do

O gráfico da evolução dos índices de abstenção nas eleições em Livramento

Na edição do fim de semana passada de A Plateia, a Coluna conclamou para a necessidade de uma averiguação – com um mínimo de fundamentação científica – das razões que vêm levando, ao longo dos anos, a registros de elevadíssimos índices de abstenção nas eleições de Livramento. São cerca de 20 mil eleitores inscritos na 30ª Zona Eleitoral do Rio

Hits, coreografias e looks icônicos: boiadeira Ana Castela desembarcou na Fronteira pela primeira vez

A artista é dona de hits como “Pipoco”, “RAM TCHUM” e “Nosso Quadro” Letra na ponta da língua, bota e chapéu de boiadeira. Ah! Isso sem falar na criatividade do look das fãs de Ana Castela. Ontem (18), a boiadeira que conquistou o Brasil com hits como “Pipoco”, “RAM TCHUM” e “Nosso Quadro”, se apresentou em Sant’Ana do Livramento pela