O programa faz parte da cartilha do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e busca a estruturação da cadeia produtiva da ovinocultura no país
Nesta quarta-feira, 16 de outubro, o Sindicato Rural de Livramento recebeu uma reunião para tratar da reestruturação da Rota do Cordeiro com a presença de Daniel Benitez, consultor técnico do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil. O programa, lançado há quase 14 anos, tem 15 Polos Regionais. Cada Polo tem um município sede e está integrado por municípios vizinhos com a mesma vocação produtiva. No Rio Grande do Sul existem dois polos, um no Alto Camaquã, com Bagé como sede, agregando 7 municípios; e o polo Fronteira Oeste, no qual Livramento é a sede, abrangendo mais 13 municípios.
Segundo Daniel Benitez, o objetivo foi realizar um levantamento sobre as dificuldades ocorridas para desenvolvimento do setor e quais ações são necessárias para tornar o Polo Fronteira Oeste o mais importante da Rota do Cordeiro em todo o pais, por Livramento ser a Capital Nacional da Ovelha. Participaram do encontro o Secretário de Agricultura de Livramento, Edu Gutebier juntamente com os técnicos da pasta, os representantes da comissão de ovinos do Sindicato rural Leonardo Vicelli e Wilson Barboza, o presidente da Rural Luis Carlos D’Auria e o vice- Jair Menezes. Um próximo encontro ficou definido para dia 8 de novembro com a presença de todos os envolvidos na cadeia produtiva da ovinocultura de Livramento, e também serão convidados os representantes das outros 13 municípios que compõem o polo da Fronteira Oeste. Confira a entrevista completa com o consultor técnico Daniel Benitez na próxima edição do Jornal A Plateia.
FOTOS – MATIAS MOURA/AP