Depois de mais de 160 dias sem receber voos comerciais devido às fortes enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, o aeroporto Salgado Filho, maior terminal em movimentação de passageiros da região Sul, retoma suas operações. A reabertura oficial ocorrerá às 10h desta sexta-feira (18), conduzida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O evento contará com a presença do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, do vice-governador Gabriel Souza, do presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado Frederico Antunes, além de autoridades do setor aéreo e parlamentares estaduais.
Neste primeiro momento, o aeroporto terá capacidade para receber 128 voos diários de rotas nacionais, operando entre 8h e 22h. A operação será parcial, com a pista reduzida a 1.730 metros. Na próxima segunda-feira (21), quando as operações forem retomadas, estão previstos cerca de 71 voos confirmados. Segundo a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a previsão é que a retomada integral ocorra até 16 de dezembro, quando a pista de pouso e decolagem será totalmente utilizada, incluindo o retorno das operações de voos internacionais.
Fechado em 3 de maio, o aeroporto Salgado Filho teve cerca de 75% de sua pista de pousos e decolagens submersa por semanas. Para retomar as operações cumprindo todos os critérios internacionais de segurança, o Governo Federal e a Fraport elaboraram um plano de recuperação da infraestrutura. Em 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros, com voos realizados a partir da Base Aérea de Canoas, localizada a aproximadamente 10 quilômetros de distância do Salgado Filho.