qua, 27 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Outubro Rosa: prevenir, cuidar e amparar

Outubro Rosa tornou-se um marco na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – e também do colo uterino. Essa mobilização precisa ser reforçada anualmente porque temos um cenário preocupante no Brasil. Estima-se que uma em cada oito mulheres irão desenvolver a doença oncológica ao longo da vida, e os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que serão aproximadamente 74 mil novos casos em 2024. É a neoplasia mais comum na população feminina e muito desse crescimento pode ser atribuído ao envelhecimento populacional, mudanças no estilo de vida e comportamento, assim como, felizmente, pela maior facilidade de exames diagnósticos.

Apesar de todo o receio que o tema gera, essa doença oncológica é altamente curável quando descoberta precocemente. Por isso, precisamos, fortemente, conscientizar as mulheres de que a mamografia hoje é nossa maior aliada. Apenas o auto exame da mama não consegue perceber lesões iniciais muito pequenas.

É importante também ficar atento aos fatores de risco, como histórico familiar, idade – a chance de desenvolver o tumor aumenta com o tempo – sobrepeso, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabagismo, entre outros. Pode soar repetitivo, mas não tem outro jeito: nada será tão relevante para prevenir o câncer do que um estilo de vida saudável. Isso vale igualmente para outras doenças da população adulta, como pressão alta, colesterol alto, infarto, acidente vascular cerebral, artrose e também demência.

E quando houver um diagnóstico é preciso saber acolher e amparar. Muitas pacientes têm medo de morrer, de perder cabelo, de precisar parar de trabalhar. No entanto, a maioria das terapêuticas nos estágios iniciais têm protocolos bem específicos com previsão de início e fim. A maior parte das mulheres, hoje, trabalha enquanto se trata e, dependendo da situação, leva uma vida o mais normal possível. Portanto, não há o que temer. A ciência evoluiu muito, os tratamentos estão cada vez mais efetivos e com menos efeitos colaterais. Quanto mais cedo começar essa jornada, melhor!

Sobre a Oncoclínicas&Co

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 145 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça.

Tiago Giordani Camícia – Oncologista clínico e responsável técnico do Instituto Kaplan/Oncoclínicas em Uruguaiana

Reunião com a Portos RS na Comissão de Economia vai ampliar debate sobre hidrovias

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo definiu nesta quarta-feira (27/11), que a reunião requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni para ouvir o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, terá a participação de lideranças ligadas aos segmentos econômicos e entidades do setor de hidrovias. Rodrigo avaliou como positiva a destinação de recursos do Fundo de Recuperação do Estado da