seg, 14 de outubro de 2024

Variedades Digital | 12 e 13.10.24

Professora da Unipampa ministra oficina na Semana Binacional de Relações Internacionais

Carmela Marcuzzo é graduada, mestre e doutora em Letras e História das Relações Internacionais pela Leiden University

Nesta quarta-feira (16), a professora doutora, Carmela Marcuzzo, ministra na IV Semana Binacional de Relações da Unipampa. Com a temática “Justiça Climática: Desafios e Perspectivas”, a docente traz  um olhar crítico e atual sobre as problemáticas ambientais.

Além disso, Marcuzzo também abordará a justiça climática como Norma Peremptória, através da análise do caso da Associação Suíça de Mulheres Sênior para Proteção Climática na Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH). A oficina é gratuita e inicia às 14 horas, na sala 13, da Unipampa Sant’Ana do Livramento, localizada na rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro.

A IV Semana Binacional de Relações Internacionais ocorre nos dias 15, 16 e 17 de outubro com diversas oficinas e palestras abertas ao público.

Segundo a docente, o evento auxilia na compreensão dos eventos climáticos sob a ótica jurídica. “Será analisado o primeiro julgamento favorável a este reconhecimento realizado na Corte Europeia de Direitos Humanos. Tema de extrema relevância para compreender os aspectos jurídicos da emergência climática”, frisou Marcuzzo.

 

Perfil Docente

Carmela Marcuzzo é graduada, mestre e doutora em Letras e História das Relações Internacionais pela Leiden University, nos Países Baixos, graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Direito Público e mestre em História Contemporânea da América Latina também pela Leiden University.

Além disso, também é docente efetiva do curso de Direito e Especialização em Direitos Fundamentais, Fronteira e Justiça da Unipampa, com atuação nas Relações Internacionais; Direito Constitucional; Direito Internacional; Direito Tributário/Aduaneiro; Direito Administrativo e Direito Penal Internacional.

Dia Mundial de Combate à Pólio

O dia 24 de outubro marca o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A data homenageia o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença. A efeméride serve para conscientizar a população ao redor do globo sobre os perigos da poliomielite e a importância da vacinação. Também conhecida como paralisia infantil ou pólio, a poliomielite é uma

ONTEM E HOJE

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected] Ao chegar à velhice um dos erros mais comuns é comparar épocas. Quase sempre isso acontece a partir do uso da expressão “ah… no meu tempo era tudo muito melhor!”. Adotar este comportamento é tão velho quanto o mundo. Confesso que depois de seis décadas de vida é praticamente impossível deixar de analisar de maneira crítica as