qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Retorno da rede social X ao Brasil

STF autoriza retomada das atividades após cumprimento de exigências legais
(Imagem: Yalcin Sonat/Shutterstock)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o retorno das atividades da rede social X (antigo Twitter) no Brasil. A decisão foi acompanhada de uma determinação para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tome as providências necessárias para a retomada do serviço da plataforma.
A rede social estava com suas operações suspensas em todo o território nacional desde 30 de agosto de 2024, devido ao reiterado descumprimento de decisões do STF. O ministro Moraes destacou que o retorno das atividades está condicionado ao cumprimento integral da legislação brasileira.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um parecer no qual não encontrou motivos que impedissem o retorno das atividades da empresa.
O bloqueio da rede social foi determinado pelo ministro Moraes no dia 30 de agosto. Na ocasião, ele estipulou que a suspensão seria mantida até que as decisões judiciais da Corte fossem cumpridas. Essa medida foi referendada pela Primeira Turma do STF.

Em 27 de setembro, a rede social X comprovou ter cumprido integralmente duas condicionantes essenciais para a retomada das atividades: o bloqueio de perfis que disseminavam informações falsas e a nomeação de um representante legal no país, conforme exigido pela legislação brasileira para o funcionamento de empresas estrangeiras. Além disso, a empresa pagou integralmente as multas devidas, que totalizavam R$ 28,6 milhões.
Com essas medidas, a rede social X está autorizada a retomar suas operações no Brasil, sob a condição de continuar respeitando as leis e decisões judiciais do país.

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,