qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Outubro Rosa

Moradoras de Sant’Ana do Livramento participam de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana

O Outubro Rosa é uma campanha global, dedicada à conscientização sobre o câncer de mama, que ocorre anualmente no mês de outubro. Este movimento busca informar e educar a população sobre a importância da mamografia e do autoexame, fundamentais para a detecção precoce da doença. A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan – se engaja na campanha e promove ações de conscientização sobre a doença.

As 15 unidades da Aapecan, no Estado, realizam diversas atividades durante o Outubro Rosa, incluindo palestras, rodas de conversa, blitz informativa e exposições fotográficas. Essas iniciativas têm o objetivo de levar informações sobre a prevenção do câncer de mama para a comunidade, empresas, escolas e outras instituições. A Aapecan oferece apoio a 1.003 usuárias que enfrentam a doença, proporcionando suporte emocional, orientação e apoio, por meio das Casas de Apoio.

A Aapecan de Uruguaiana inaugura a exposição fotográfica “Decididas”, com a participação de quatro usuárias da Associação no dia 03 de outubro, às 15h, na Casa Modelo. Entre as participantes, duas delas são moradoras de Sant’Ana do Livramento: Ana Cláudia Vargas e Ana Fausta Pires.

Ambas com câncer de mama, Ana Claudia e Ana Fausta realizaram o tratamento oncológico em Uruguaiana e ficaram hospedadas, durante o período, na Casa de Apoio da Aapecan. O convite foi aceito de imediato pelas usuárias. No dia da sessão de fotos, elas tiveram um “dia de princesa” e passaram a manhã em um salão de beleza para, em seguida, participarem da sessão fotográfica.

Ao longo do mês, a exposição também poderá ser conferida na Unipampa e na Unopar, nos campi de Uruguaiana. As fotos são de Carol & Letícia Studio Fotográfico e têm o apoio do Salão Ana Bueno e da loja La Vytina. Também participaram da sessão, as usuárias Aline Rodrigues e Nara Regina Nunes, de Alegrete.

Estimativas e dados relevantes

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres, tanto globalmente quanto no Brasil. Em 2024, estima-se que mais de 2,3 milhões de casos novos sejam diagnosticados em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê aproximadamente 74.600 novos casos para o ano, consolidando o câncer de mama como a neoplasia mais frequente entre as mulheres brasileiras.

Quando diagnosticado na fase inicial, o câncer de mama tem uma taxa de cura de cerca de 90%, conforme indicam especialistas. Essa alta taxa de sucesso destaca a importância da detecção precoce e do tratamento imediato.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA – AAPECAN

– 02/10 – 9h às 11h | Blitz Outubro Rosa – Brigada Militar (Rua Gen Bento Martins, esquina com Rua Duque de Caxias);
– 03/10 – 15h às 17h | Abertura Outubro Rosa – Casa Modelo
– 07 a 18/10 | Exposição Decididas, na Unipampa;
– 11/10, às 20h | Jogo Beneficente – Outubro Rosa, no Master Padel;
– 29 a 31/10 | Exposição Decididas, na Unopar;

Para mais informações, entrevistas ou agendar alguma atividade, entre em contato com a Aapecan de Uruguaiana, pelo telefone/WhatsApp (55) 99672-6467.

Deivid Pazatto – Assessor de Comunicação da Aapecan
(55) 99672-6467 • www.aapecan.com.br

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link:

Unipampa recebe palestra sobre Palestina e Direito Internacional

Na próxima sexta-feira, 4 de abril, às 17h, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediará a palestra “Palestina e o Direito Internacional”, ministrada por Nasser Judeh, diretor da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL). O evento acontecerá no auditório da instituição e faz parte do Ciclo de Palestras de Temas Atuais de Direito Internacional, coordenado pela professora doutora Carmela Marcuzzo.