qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

O DIA SEGUINTE

Gilberto Jasper

[email protected]

Na maioria dos municípios o processo eleitoral foi presente no domingo, hoje é passado, mas vai impactar diretamente no futuro de pelo menos quatro anos. Muito se escreveu sobre as características especiais do pleito de 6 de outubro, com destaque para a situação de pós-enchente vivida na maioria das comunidades gaúchas.
O ideal seria adiar a eleição em municípios mais duramente impactados pelas cheias, com ênfase para o Vale do Taquari. A região, composta por 36 municípios, foi devastada pela catástrofe climática. Em alguns casos foram três ocorrências em apenas sete meses. Mas, como sempre digo aos filhos, vivemos no mundo real, bastante diferente daquele que gostaríamos – o chamado mundo ideal. A disputa rachou comunidades onde ainda há pessoas vivendo em ginásios, abrigos e casa de parentes e amigos. A energia – e os recursos – que deveria ser empregada para recomeçar, foi gasta na peleia por votos.
Passada a disputa, o mundo ideal – olha ele aí outra vez! – determinaria a ocorrência de uma relação fraterna, deixando as mágoas eleitorais para trás a fim de olhar para frente e reconstruir o que foi destruído pelas águas.
Depois de inúmeras eleições, noto que algumas características se repetem. A grande abstenção chama a atenção, fenômeno talvez respaldado pela descrença na política tradicional. É difícil explicar ao eleitor que abster-se pode ser um protesto, mas abre espaço para oportunistas, Eleição municipal é chance de ouro para eleger representantes que impactam decisivamente em nosso cotidiano.
Outra característica é o tímido surgimento de novas lideranças. Velhos caciques, as “raposas felpudas” dominam o cenário estadual e nacional. Quando saem de cena “fazem o sucessor” para manter o sistema de décadas que se perpetua em vários municípios e capitais.
Finda a eleição resta olhar para a frente, sem mágoas, vendetas ou boicotes àqueles que lograram êxito. Não é um comportamento fácil para aqueles que se acham injustiçados ou sofreram ataques de baixo nível ou baseados em fake news. Resta o tempo – o senhor da razão – que permite preparar novas candidaturas para. Quem sabe, daqui a quatro anos. O bem-estar do município é mais importante que qualquer indivíduo.

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,