Na manhã desta quarta-feira (2) aconteceu a inauguração do pórtico do município doado pelo Sindicato e Associação Rural de Sant’Ana do Livramento com o apoio da ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovino) e SICREDI.
A estrutura , erguida às margens da BR 158, em frente à empresa Jorge Santos, é uma homenagem ao título de Capital Nacional da Ovelha conferido ao município por intermédio de lei do, hoje, senador Luiz Carlos Heinze, e sancionado por decreto presidencial em 8 de maio de 2023, após 9 anos de tramitação em Brasília. O presidente da Rural, Luís Carlos D’Áuria, comenta que esta foi uma das pautas da sua gestão 2018/2024. Ele teve uma preocupação muito grande, não só com o setor primário, mas também com o urbano, desenvolvendo importantes projetos, entre eles a doação do pórtico do município.
Durante a cerimônia de inauguração, o vice-presidente da Associação Rural, Jair Menezes, apresentou uma breve história da Capital Nacional da Ovelha com os fatos marcantes da nossa história como a fundação da ARCO (Associação Rio-grandense de Criadores de Ovinos) em Sant’Ana do Livramento, no dia 18 de janeiro de 1942, durante a 3ª Exposição Nacional.
O representante da SICREDI, Zeca Menezes, destacou que a cooperativa foi parceira desde o primeiro momento para o projeto de criação do pórtico, pois está na sua essência apoiar iniciativas que gerem desenvolvimentos das comunidades onde ela está inserida.” Estamos aqui em Sant’Ana do Livramento há mais de 25 anos, e fomos parceiros desde o início para esta grande obra que ficará eternizada como um marco da nossa história”.
Já o presidente da ARCO, Edemundo Gressler, disse que o pórtico de Livramento é um presente para a ovinocultura brasileira por valorizar essa atividade econômica tão importante para o nosso país, sobretudo para a região da Campanha e Fronteira Oeste. Antes de cortar a fita simbólica da inauguração do pórtico, o presidente da Rural, Luís Carlos D’Áuria agradeceu o trabalho de todos envolvidos no projeto, que percorreu um longo caminho e superou alguns entraves, para que pudesse se tornar realidade. “O sentimento é de dever cumprido. Essa foi marca da nossa gestão e, conseguimos entregar esse presente para todos os fronteiriços, principalmente para os turistas que chegam na nossa cidade e agora vão saber que somos a Capital Nacional da Ovelha”. Em seguida, foi realizado o ato oficial de inauguração do pórtico.