No próximo domingo (06), o Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento, em conjunto com a Polícia Federal, irá realizar o monitoramento das eleições municipais por meio de drones. A ação visa garantir a integridade do processo eleitoral, monitorando locais de votação e pontos suspeitos de crimes eleitorais.
Nesta terça-feira (01), em entrevista ao programa Boa Tarde Cidade, da rádio RCC FM 95.3, a chefe do Cartório Eleitoral, Célia Luisa Arteche Escosteguy, explicou que os drones serão utilizados principalmente para coibir práticas ilegais, como o transporte irregular de eleitores, boca de urna e o derrame de santinhos nas proximidades dos locais de votação. “A Polícia Federal estará atenta e fazendo o monitoramento por drones”, destacou Célia.
Mudanças em Seções Eleitorais
Além da vigilância intensificada, Célia também anunciou mudanças em algumas seções eleitorais. As seções de número 06, 13, 15, 28, 78 e 118, retornarão para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Já as seções 47, 77, 86 e 100, que antes estavam na Escola Maurício Cardoso, serão transferidas para o Instituto Livramento.