No último final de semana, Sant’Ana do Livramento foi palco do 18º Campeonato Estadual de Karatê, realizado no Ginásio Guanabara, no centro da cidade. O evento reuniu 350 atletas de diversas cidades, incluindo Passo Fundo, Marau, Pelotas, Cerrito, Vila Maria, Camargo, Carazinho, Venâncio Aires, Erechim, Porto Alegre, Rosário do Sul, Ijuí, Lavras do Sul, além de Livramento.
Entre os juízes, destacaram-se campeões gaúchos, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e integrantes da equipe vice-campeã mundial de karatê como Manuela Spessatto, Frank Manera, Douglas Albano, entre outros grandes nomes. A competição atraiu não apenas atletas, mas também familiares e admiradores, impulsionando o setor hoteleiro, gastronômico e turístico da cidade.
O evento teve um início especial no sábado, dia 28, com a presença do sensei Yoshizo Machida, um dos precursores do karatê no Brasil. Ele ministrou um curso com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas dos atletas presentes.
Em entrevista exclusiva aos canais oficiais do grupo A Plateia, o sensei Machida destacou a importância do karatê para o desenvolvimento mental e emocional dos praticantes.
“A técnica é importante, mas o karatê treina a sua cabeça. A mente abre, o coração abre. Onde você e sua mente se tornam corajosos. Ainda mais no Brasil, se você não tiver coragem, não dá pra fazer nada,” enfatizou.
Miguel Angelo Santos, com sua academia Seishikan Karate do Livramento, aqui na cidade há mais de 24 anos, é outro nome de destaque no karatê local. Ele tem formado gerações de atletas, muitos dos quais hoje o auxiliam na academia. A boa gestão de Miguel foi fundamental para que a Federação Gaúcha de Karatê confiasse no seu potencial e escolhesse Sant’Ana do Livramento como sede do campeonato estadual.