qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

TCE-RS realiza capacitação sobre Regimes Próprios de Previdência Social

“65% dos municípios gaúchos possuem Regimes Próprios de Previdência Social. Desta forma, o trabalho de orientação do Tribunal de Contas do Estado é essencial para primar o pagamento dos benefícios de aposentadoria e pensão”. A afirmação foi feita pela coordenadora do Centro Especializado de Auditoria Previdenciária (CEPREV) do TCE-RS, Aline Michele Buss Pereira, durante o II Seminário sobre Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O evento realizou-se hoje (26). na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre.

A iniciativa. promovida pelo TCE-RS, objetivou debater temas relacionados aos Regimes Próprios de Previdência Social, como o acúmulo de benefícios previdenciários e o equilíbrio das contas públicas, além de atualizar os servidores que atuam na área em relação às novidades normativas introduzidas após as enchentes no RS.

De acordo com a auditora de Controle Externo, Raquel Brodt Damm, o seminário abordou pontos fundamentais trazidos pela Emenda Constitucional nº 103/2019, em especial sobre no artigo 24 que instituiu uma nova sistemática de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores.

Gustavo Adolfo Carrozzino, auditor de Controle Externo, destacou a importância do evento para apresentar alguns pontos importantes que o TCE-RS orienta no controle externo, como o repasse de contribuições no cenário pós-calamidade, além do equilíbrio financeiro e atuarial, bem como a gestão de investimentos. “É uma oportunidade para a abertura de diálogo direto com os RPPS, de forma a orientar na correta condução das questões abordadas”, afirmou.

Foto: Vinicius Reis.

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,