Será inaugurada nesta segunda-feira (30/09), às 16h, no espaço Carlos Santos da Assembleia Legislativa RS, a Exposição Histórias da Azenha, proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni, e organizada pela Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro Azenha.
Um dos bairros mais antigos de Porto Alegre, a Azenha tem suas origens ligadas à colonização açoriana e ao desenvolvimento econômico
de Porto Alegre no século XIX. Hoje, é um dos bairros mais importantes para o desenvolvimento econômico de Porto Alegre e tem o 2º maior comércio de rua da capital gaúcha.
Em dez painéis, a exposição organizada por Júlia Almeida vai mostrar um pouco das origens, da importância cultural, da arquitetura, do comércio e das transformações do bairro. Desde quando morava na Azenha o primeiro fabricante de farinha de Porto Alegre até hoje, quando por ali circulam diariamente cerca de vinte mil pessoas.
Bairro marcado pelo empreendedorismo
Para Rodrigo Lorenzoni, “trazer a história da Azenha para esse importante espaço da Assembleia é uma oportunidade que a gente tem de valorizar um bairro que se destaca pelo empreendedorismo. E até isso vamos ver na exposição da AMCA, que faz menção a comércios tradicionais de Porto Alegre, alguns abertos há mais de 70 anos, exemplos de trabalho e persistência para todos nós”.
A exposição “Histórias da Azenha, uma Viagem no Passado com Olhar para o Futuro” fica aberta ao público até o dia 04 de outubro, das 8h30 às 18h30. Apoiam a iniciativa a secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre, do Banrisul, Sindilojas RS, CDL POA e Labour Safety Engenharia.