Setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio.
O suicídio é uma realidade complexa e envolve diferentes fatores.
O Setembro Amarelo além de promover a conscientização, tem o objetivo de mostrar a importância da saúde mental, quebrando alguns tabus e estimulando as pessoas a buscarem e oferecerem ajuda.
Certos comportamentos podem servir como sinais de alerta: isolamento, sentimentos de desesperança, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”, achar que os outros ficarão melhor depois da sua morte, piora do desempenho na escola ou no trabalho, descuido com a aparência, alterações no sono e no apetite. Estes são alguns sinais que a pessoa com pensamento suicida pode manifestar.
Quando uma pessoa pensa em agredir a própria vida, ela quer eliminar algum tipo de dor ou sofrimento, os pensamentos ficam restritos, e a única saída que ela vê é o suicídio, sendo incapaz de perceber outras maneiras de lidar ou enfrentar seus problemas.
É fundamental que a população se conscientize que procurar ajuda não é sinal de fraqueza ou loucura, pois ao perceber que algo não está dentro da “normalidade” e ir em busca de apoio, previne o risco.
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 pessoas por dia cometem suicídio, sendo a maioria dos casos relacionados com transtornos mentais.
Cuidar da saúde mental e ter consciência do valor da vida, faz a diferença.
Busque ajuda, ofereça ajuda!
Juntos somos mais fortes.
A sua vida importa!
Patrícia Mazzei
Psicóloga Clínica CRP 07/26990
Especialista em Psicologia Clínica
Whatsapp: (55) 98465-3523
Endereço: Rua Treze de Maio, nº 1070.
Instagram: @psicopatriciamazzei
Email: [email protected]